Edição nº 1771 - 14 de dezembro de 2022

CULTURA
Novos livros de António Salvado estão a chegar

O ano de 2022 e o início de 2023 ficarão marcados pela edição de novas obras da autoria de António Salvado.
O poeta Albicastrense revela que “ainda este ano aparecerá um livro em forma de álbum intitulado Animais na poesia de António Salvado, ilustrado por Rosário Bello”. Uma obra sobre a qual explica que “para cada poema, uma pintura” e adianta que “não se trata de uma imitação de um jardim zoológico… Tratados no livro antologicamente, são bichos que me serviram de comparação, de imagem ou de metáfora com vivências e com experiências durante o meu percurso. Três exemplos, para terminar: a toupeira, a cigarra, a mosca… E se lerem o meu trabalho e da Rosário verão que cada um destes animais encerra em si todo um universo poético”.
Em janeiro, um livro, também de caráter antológico verá a luz do dia. Chamar-se-á António Salvado: itinerário poético em Albicastro, organizado por Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata, que “selecionou poemas que têm a ver com o nascimento do poeta, com a sua infância, com a Escola Primária, com o Liceu, com o Museu, com a Escola Superior de Educação, cada etapa adornada por fatores de pertinência exemplar. Enfim: um itinerário também profissional”.
Em janeiro do próximo ano também será apresentada a antologia Poesia de amor nos versos de António Salvado, “uma espécie de arte de amor, diacronicamente enunciada através do conteúdo de cada poema. O livro terá um prefácio-estudo do professor doutor José Maria Silva Rosa, da Universidade da Beira Interior, e terá ilustrações do notável pintor Emerenciano”.
Já entre janeiro e fevereiro terá lugar a edição em língua portuguesa do livro Señales de Dio sen mi poesia, saída há anos em Espanha, com um prefácio-estudo do professor doutor Alfonso Ortega Carmona, catedrático da Universidade Pontifícia de Salamanca.
Será igualmente editada outra antologia que “vai selecionar os meus textos em prosa, de conferências críticas a livros, apresentações de livros e muitas outras concretizações em prosa de variadíssimos assuntos, da arte à história, da antropologia à museologia, do discurso laudatório ao panegírico. A seleção ficar-se-á a deve ao doutor Paulo Samuel, atualmente um dos melhores conhecedores de toda a obra de António Salvado”.
António Salvado revela também que “dia 4 de fevereiro será reposto, no Cine-Teatro Avenida, o espetáculo Recados do Infante D. Pedro para Inês de Castro, poemas de António Salvado, cuja encenação é de José Manuel Castanheira, a leitura de poemas será feita por Maria Emília Castanheira e a composição e execução musical dever-se-á a Custódio Castelo, Filomeno Raimundo, Miguel Carvalhinho e Pedro Ladeira”.
António Tavares

14/12/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video