Interdito a Cães e Italianos premiado pela Academia de Cinema Europeu
O filme Interdito a Cães e Italianos, coproduzido pela Ocidental Filmes, empresa sedeada no Concelho de Vila Velha de Ródão, foi distinguido dia 11 de dezembro, com o prémio de Melhor Longa-Metragem de Animação Europeia nos Prémios do Cinema Europeu.
Refira-se que os Prémios do Cinema Europeu são uma iniciativa da Academia de Cinema Europeu e esta que foi a 35.ª edição, que se realizou em Reykjavik, na Islândia, onde o filme de animação em stop-motion foi escolhido entre cinco candidatos nomeados nesta categoria.
Realizado por Alain Ughetto, o filme já recebeu vários prémios em festivais internacionais, como foi o caso do Grande Prémio BIAF no Festival Internacional de Animação de Bucheon, na Coreia do Sul, em outubro, ou o Prix du Jury e o Prix Fondation GAN à la Diffusion, no Festival de Annecy, e foi o filme oficial de pré-abertura do Festival de Cinema de Locarno.
Interdito a Cães e Italianos é uma coprodução internacional que envolveu nove coprodutores de cinco países, que foram a França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal.
A Ocidental Filmes, que contou com o apoio do ICA, além de participar nas equipas de animação e compositing, foi responsável pela montagem e misturas de som, realizadas nos seus estúdios em Gavião de Ródão.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, deu “os parabéns a toda a equipa da Ocidental Filmes pelo reconhecimento obtido nos Prémios do Cinema Europeu” realçando que “para além de ser uma comovente história de família, aventura e emigração, que retrata uma realidade comum a muitos países europeus no Século XX, este filme vem também provar que é possível trabalhar na área da produção audiovisual a partir do Interior do País, o que muitos nos orgulha enquanto autarquia”.