PROTOCOLOS ASSINADOS NO DIA 5 DE JANEIRO
Câmara entrega 332.750 euros em apoios extraordinários a IPSS
A Câmara de Castelo Branco assinou, na passada quinta-feira, 5 de janeiro, protocolos de apoio extraordinário com 30 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Concelho, que ascendem a 332.750 euros.
Na cerimónia, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues realçou que este era “o segundo apoio extraordinário respeitante a 2022”, sendo que neste caso será pago este ano, e acrescentou que a justificação para estes apoios acontece porque “atravessamos uma situação de pandemia, depois fomos confrontados com a invasão da Ucrânia e a inflacção disparou, como não esperávamos”.
O autarca realçou, por outro lado, que “estes apoios não podem ser habituais, programados, têm de ter em atenção a conjuntura em que se vive e a situação das instituições”. Por isso, acrescenta, em relações aos apoios agora protocolados “tivemos em atenção o número de utentes de cada instituição”, sendo que como “fator de ponderação esteve o número de utentes por área, o número de utentes por valência e também a localização da instituição”.
Leopoldo Rodrigues aproveitou a ocasião para destacar a importância do “papel das instituições na coesão social do Concelho”, não deixando de ter em consideração que, “muitas vezes, são as instituições que dão o primeiro passo na resolução de problemas”. Por isso motivo considera que “a rede social é importante. É cada vez mais importante, sendo fundamental para o território e a coesão territorial”.
Noutra vertente destacou o valor “do trabalho de voluntariado por quem integra os órgãos sociais das instituições”, para mais à frente assegurar que “continuamos atentos às necessidades das instituições”, acrescentando ainda que “estamos a fazer um trabalho ao nível da Carta Social”.
António Tavares