GuardaFolia para brincar ao Carnaval
A GuardaFolia, organizada pela Câmara da Guarda, depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia de COVID-19, regressa de 16 a 21 de fevereiro, com um programa que promete muita animação carnavalesca.
O programa tem como cabeça de cartaz o Desfile e Julgamento do Galo, no Domingo Gordo de Carnaval, a 19 de fevereiro, a partir das 15 horas. A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o desfile das freguesias do Concelho até à Praça Velha, onde o Galo voltará a ser julgado num espetáculo que conta com a direção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do Guardense Pedro Leitão. A catarse Guardense pretende espiar todos os males de 2022, dando esperança para o novo ano de 2023. De um lado vão estar os defensores do Galo, na Taberna da Ti Defesa, e do outro os acusadores que serão os Jovens da Acusação. Quanto aos testemunhos, nesta edição eles vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o Galo, é a figura central de toda a estória. Nesta edição, o Culpado disto tudo: o galo será uma criação artística da dupla Rui Miragaia e Vítor Freitas e arderá, condenado como sempre na fogueira, no final do julgamento. Terminado o espetáculo, a organização festeja com o público o veredicto deste justo, e totalmente imparcial, julgamento, servindo uma saborosa canja… de galo.
A GuardaFolia, no entanto, apresenta muitas outras iniciativas. Assim, também dia 19 de fevereiro, a partir das 10h30, começa na Praça do Município a corrida mais divertida do ano, a Fun Run. Os participantes têm que correr disfarçados e as inscrições devem ser feitas on-line, na página da Câmara da Guarda.
Destaque também para as Tabernas do Entrudo, que funcionam de 17 a 20 de fevereiro, no Largo de S. Francisco, onde para além da vertente gastronómica também não faltará animação, com música e humor, com Roxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, e que terminará dia 20, com o Baile de Máscaras.
A GuardaFolia passará também pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG), onde nos dias 16 e 17 de fevereiro, a partir das 21h30, Maria Rueff e Joaquim Monchique protagonizam a comédia Lar doce Lar.
No Museu da Guarda, nos Claustros do Paço da Cultura, a partir de 16 de fevereiro e até final do mês, estará patente a exposição de fotografia Julgamento e Morte do Galo: uma retrospetiva, com fotografias de Arménio Bernardo, João Pires e Pedro Baía.
O dia 17 de fevereiro é dedicado aos mais novos, com o Desfile Infantil, que partirá às 14h30 na Praça Luís de Camões para terminar na Praça do Município, contando com a participação de cerca de 1.500 crianças.
O programa da GuardaFolia termina no Dia de Carnaval, 21 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo que se realiza na aldeia de Famalicão da Serra a partir das 18 horas. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na praça central daquela localidade.