NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA, 1 E 2 DE ABRIL
Mata recebe o Sopro do Acordeão
O Festival de Foles - Sopro do Acordeão regressa à Mata, no próximo fim de semana, 1 e 2 de abril.
Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, recordou que o Festival “já se realizava antes da pandemia”, para realçar que se enquadra na “estratégia de dinamização das freguesias, da promoção da atividade económica, da cultura e da promoção do território”.
Na mesma linha o presidente da União das Freguesias de Escalos de Baixo e Mata, António Antunes, também destacou que o Festival “não se realizou dois anos, por causa da pandemia” e destacou que a Mata conta na sua área com estrangeiros “oriundos de países”, pelo que o cartaz do Festival, para além de Português, também em apresentado em Inglês, com o intuito de “os envolver e os fazer sentirem-se integrados”.
O programa do Festival, que decorre no Largo de São Pedro, começa no próximo sábado, 1 de abril, às 10 horas, com a abertura. A partir das 14 horas realiza-se o Passeio TT Castelo Branco – Mata, que tem início com a concentração dos participantes no Clube TT de Castelo Branco.
Às 15 horas, na Capela de São Pedro, atua Francisco Martins e às 15h30 é apresentado a segunda edição do livro Retrato à la Minuta, de Manuel Barata.
A animação itinerante chega às 16 horas, com os Picadinhos da Concertina.
O festival é inaugurado às 16h30 e às 18h30 realiza-se o concerto Rouge, com Mário Marques & Gonçalo Pescada, na Capela de São Pedro. A música regressa à noite, às 22h30, com os 7 Saias.
Domingo, 2 de abril, para as 8h30 está marcada a concentração dos participantes do passeio equestre encenado pelo Váatão, que começa às nove horas. Em simultâneo há animação itinerante com Frederico Alves.
Õ certame abre portas às 10 horas e às 12h30 a animação itinerante é da responsabilidade dos Amigos da Concertina. Às 15 horas Rui Alves apresenta o concerto Volta a Portugal em Concertina. Isto, enquanto a partir das 18 horas se realiza o concerto com Danças Ocultas.
De referir, ainda, que durante todo o fim de semana estará patente uma exposição de acordeões.
António Tavares