Edição nº 1793 - 17 de maio de 2023

António Tavares
Editorial

A movida estudantil, nomeadamente no que respeita ao Ensino Superior, está a todo o gás em Castelo Branco. Depois da Semana Académica de Castelo Branco, que decorreu de 26 a 30 de abril, no Campo Desportivo da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, a animação e irreverência estudantil voltaram a sair à rua na passada sexta-feira, 12 de maio, com o Enterro do Caloiro. Uma iniciativa em que os caloiros deixam de o ser, para passarem a integrar efetivamente a academia. Mas as atividades desse dia não se ficaram por aí, uma vez que, à noite, junto à Câmara, se realizou a tradicional Monumental Serenata de Castelo Branco.
Mas há outro grande momento que se aproxima. Dia 3 de junho tem lugar a Queima das Fitas, com a Bênção das Pastas, no recinto da Nossa Senhora de Mércoles. Um dia em cheio, no qual estudantes, familiares e amigos se juntam para comemorar o final do percurso académico, para quem termina a licenciatura.
Depois de tudo isto, vem a época de exames, que marca o final de mais um ano letivo, com a garantia que depois do verão e com a aproximação do final do ano um novo ano letivo terá início, com os alunos que continuam o seu percurso académico, mas também com muitos que o iniciarão, numa nova fase da sua vida.
Estudantes que dão vida à cidade, tornando-a vibrante e que, por isso, está de braços abertos para eles, até com a esperança que muitos deles, que vêm de outros pontos do País, aqui se fixem, após a conclusão dos estudos, ajudando a rejuvenescer a população e a combater a malfadada desertificação.

17/05/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video