António Tavares
Editorial
O Dia Mundial das Bibliotecas é assinalado no próximo sábado, 1 de julho. Um dia que tem como principal objetivo fazer ver a importância na educação e formação das pessoas. Algo que tem vindo a ser esquecido com o passar dos tempos, sendo pouco habitual, por exemplo, ver alguém a ler um livro num espaço ao ar livre, como um jardim, ou uma esplanada. É certo que, como resultado da evolução tecnológica, atualmente os livros podem ser eletrónicos e estar no telemóvel, ou no computador portátil. Mas não é a mesma coisa, uma vez que nada substitui a sensação táctil de folhear um livro e mesmo sentir o seu cheiro.
Independentemente disso, no entanto, o que é realmente importante é ler. Um ato que traz conhecimento, que permite viajar até locais longínquos sem sair do lugar, viver aventuras que de outro modo seriam praticamente impossíveis.
Mas ler tem ainda muitas outras vantagens, pis não resta a menor dúvida que estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, desenvolve a capacidade interpretativa, bem como a habilidade na escrita, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade e a imaginação.
Ou seja, muitas vantagens, todas elas num objeto feito de papel e tinta, que é um verdadeiro mundo e que está ao alcance de qualquer um. Por isso, aproveite, vá a uma biblioteca e requisite um livro, ou releia um que tem em casa, na estante, a apanhar pó. Aproveite o bom tempo e este período de férias, para viajar ao sabor da leitura. Verá que não se arrepende.