Edição nº 1794 - 24 de maio de 2023

António Tavares
Editorial

A segunda quinzena de maio e os meses de junho e julho são a época da cereja em Portugal. Depois do espetáculo das cerejeiras em flor, chegou agora o momento de colher o fruto e saboreá-lo.
E no que respeita a este fruto o Distrito de Castelo Branco é um privilegiado, uma vez que as melhores cerejas do País são oriundas dos concelhos do Fundão e de Proença-a-Nova, com as únicas a equipararem-se a serem as do Concelho de Resende, mais a Norte.
Por isso, não é de estranhar, muito pelo contrário, que o delicioso fruto vermelho esteja na base de certames nestes dois concelhos do Distrito.
Em Proença-a-Nova a cereja é a rainha no Festival da Cereja e do Limão, que se realiza no próximo fim de semana, 27 e 28 de maio, em Montes da Senhora.
No Concelho do Fundão, a Festa da Cereja decorrerá de 9 na 11 de junho, em Alcongosta, que é considerada a terra das cerejas.
Resumindo, estes são dois fins de semana em que poderá para aproveitar para passear com a família ou amigos e não perder a oportunidade de adoçar a boca, literalmente. Algo que, obviamente, pode ser feito na forma mais natural, ao comer cerejas, mas que poderá ser concretizado de muitos outros modos. Tudo, porque partindo da cereja muito mais pode ser feito, desde logo a começar pelo tradicional doce ao que se podem juntar as inúmeras receitas que têm este fruto como base.
E como cereja no topo do bolo, há que não perder a oportunidade de degustar um pastel de nata com cereja, que une o fruto a um ex-libris da doçaria portuguesa.

24/05/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video