Centenária da Misericórdia do Fundão celebra 105 anos
Maria de Lourdes Videira, que é irmã da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) desde 8 de março de 1963, completou, dia 3 de junho, 105 anos.
Maria de Lourdes Videira nasceu na Guarda, no dia 3 de junho de 1918 e foi para o Fundão com dois anos. O seu percurso caracteriza-se pelo voluntariado e solidariedade.
Conhecida como Maria de Lourdes Paulouro, pois é viúva de Armando Paulouro, que foi secretário na SCMF, Maria de Lourdes criou no Fundão o primeiro colégio privado para crianças e dedicou grande parte da sua vida ao combate à tuberculose.
Também esteve ligada à SCMF, instituição onde deu entrada aos 44 anos de idade. Era provedor José do Nascimento Cardeiro.
Atualmente, Maria de Lourdes Videira vive no hotel sénior Príncipe da Beira, onde mantém uma lucidez invejável, embora apresente alguma dependência de natureza física. Saudável, sem problemas de saúde, vê sem óculos, escreve, lê, faz palavras cruzadas e mantém um sentido crítico que a leva a dizer-se “difícil” na relação com a equipa multidisciplinar desta valência da SCMF, onde mora desde agosto de 2022.
Sorridente e povoada de memórias invulgares sobre o Fundão, a sociedade da sua meninice, as amizades de uma vida e organizações com a SCMF, Maria de Lourdes Videira que em 2022 recebeu a medalha de 50 anos como irmã da Misericórdia observa o percurso social da nossa instituição com assinalável orgulho.