CULTURA
Alma Azul comemora 24.º aniversário
A Alma Azul completa no próximo dia 27 de setembro, 24 anos de trabalho e os destaques do mês vão para a entrega do Prémio Ciranda 2023, a apresentação de uma nova coleção de poesia, O Navio de Espelhos, em homenagem a Mário Cesariny; e o desafio do Dia Mundial da Fotografia de encontrar 24 imagens da Serra da Gardunha que termina no dia 27 de setembro.
Além destas iniciativas, a Alma Azul prepara um extenso programa que se inicia na próxima sexta-feira, 1 de setembro, na Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal; e vai até dia 15 de outubro, com uma sessão literária dedicada a Italo Calvino, e ao seu alter ego, o Senhor Palomar.
Recorde-se que Italo Calvino nasceu em Cuba, a 15 de outubro de 1923. Filho de pais Italianos, regressou a Itália aos dois anos de idade, país onde, é, justamente, considerado um dos maiores autores do Século XX.
Na primeira quinzena de setembro, a Alma Azul desloca-se também a Coimbra; celebra o centenário do nascimento de Natália Correia; e vai a Beja, dinamizar mais uma sessão de Há Poesia no Jardim, que terá como convidado o poeta e professor Fernando Pinto do Amaral, antigo responsável pelo Plano Nacional de Leitura, que apresentará o seu novo livro de poesia, Última Vida, uma edição da D. Quixote.
Para iniciar o programa de aniversário, a Alma Azul escolheu o livro RESINA, repetindo no Porto o trabalho de divulgação na Feira do Livro de Lisboa 2023, no dia 2 de junho; com leituras e oferta do livro a leitores previamente escolhidos; com os textos vencedores do IV Prémio Literário Pedro da Fonseca, promovido pela Câmara de Proença-a-Nova, para homenagear a obra e o nome do ilustre filósofo dos séculos XVI-XVII.
Divulgar os textos de Joana Guedes, Luís Aguiar, vencedores do Prémio nas categorias de narrativa e poesia, respetivamente, e Nuno de Sousa e João Rasteiro, distinguidos com menções honrosas; será o trabalho de divulgação no Porto da produtora de atividades literárias, com sede em Alcains.
Além dos centenários de Natália Correia a 13 de setembro e de Italo Calvino a 15 de outubro, a Alma Azul privilegia, em setembro, parcerias com várias instituições e associações cívicas e culturais do País com quem tem colaborado ao longo dos seus 24 anos de trabalho, como é o caso da Casa da Esquina e a editora Livros de Bordo, da jornalista Maria João Belchior, com sede em Portimão.
No dia 7 de setembro, data de nascimento de Camilo Pessanha, a Alma Azul apresenta o livro China e Macau, do Poeta conimbricense nascido em 1867, e falecido em Macau a 1 de março de 1926, na Associação Casa da Esquina, em Coimbra. A edição é da Livros de Bordo, de julho de 2023.