Dia Europeu de Agricultura Biológica no Couto da Várzea
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Direção Regional de Agricultura e Pesca do Centro (DRAP), a AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e Câmara de Idanha-a-Nova, organizam, na próxima sexta-feira, 29 de setembro, na Herdade do Couto da Várzea, em Idanha-a-Nova, promovem a sessão pública Dia Europeu de Agricultura Biológica, VI Sessão Pública Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Agricultura Biológica, que tem como objetivo promover a agricultura biológica e discutir estratégias para um futuro sustentável, junta intervenções de representantes de várias bio-regiões, painéis de debate e testemunhos de bio produtores.
O programa começa às 9h30, com a sessão de abertura com o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto; o presidente da Direção da AGROBIO, Jaime Ferreira; e o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.
A partir das 10 horas é abordado o tema Agricultura biológica em Portugal e na União Europeia, por Jaime Ferreira, seguindo-se, às 10h20, António Lopes, da AGROBIO, que falará cobre O projeto europeu OrnambicFood4Nature.
Às 10h30 começa a mesa redonda As bio-regiões em Portugal, que conta com a participação de Salvatore Basile, da Global Alliance for Organic Distrits e presidente do INNER; Armindo Jacinto, de Idanha-.a-Nova; Rui Lagoa, do Alto Tâmega e Barroso; António Casais, de São Pedro do Sul; David machado, da margem esquerda do Guadiana; e Victor Sobral, de Lagos do Sabor.
Segue-se a apresentação dos temas Açores, no caminho das bio-regiões; por Ana Branco, da Associação Trybio; Bio-regiões em processo de candidatura; por António Taveira, da Bio-Região Corgo e Pinhão; O trabalho desenvolvido em Portugal. O futuro, por Stefan Doeblin, diretor das Sementes Vivas, e As sementes bio e mos desafios atuais, por Ana Paula Garcia, subdiretora geral da DGAV
Já na parte da tarde, a partir das 15 horas é apresentada a Estratégia nacional para a agricultura biológica e plano de ação, pelo diretor geral da DGADR; e a Agricultura biológica na Região Centro, por Vanda Batista, diretora regional adjunta da DRAPC.
Às 15h40 começa a mesa redonda Testemunhos de produtores bio.
Isto enquanto a partir das 16h45 se realiza uma visita de campo à exploração e unidade de transformação bio, com o fecho dos trabalhos previsto para as 18 horas.