Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1808 - 6 de setembro de 2023

Centenário de Natália Correia comemorado em Alcains e Vale de Prazeres

O centenário do nascimento de Natália Correia tem destaque no programa do 24.º aniversário da Alma Azul com uma manifestação literária em Alcains, no dia 13 de setembro, e uma leitura comunitária no dia 17, às 17 horas, em Vale de Prazeres, no Concelho do Fundão.
Em Alcains, entre as 18 e as 19 horas, do dia 13, a Alma Azul distribui em espaços públicos e de comércio tradicional o poema Credo, de Natália Correia, o último poema da antologia que a autora organizou antes da sua morte, em março de 1993.
A Alma Azul realça que “trata-se de um soneto cheio de significado biográfico o que a Alma Azul escolheu para assinalar o centenário do nascimento da escritora, editora e jornalista, que durante mais de meio século marcou a vida cultural portuguesa”.
Para assinalar o 24.º Aniversário, em parceria com o centenário, a Alma Azul oferece com o Credo de Natália Correia, uma publicação da editora e produtora de atividades culturais, que tem a sua sede está em Alcains, desde setembro 2016.
No dia 17 de setembro, em Vale de Prazeres, a Alma Azul promove uma leitura comunitária de poemas de Natália Correia, na fonte situada junto à Rua dos Tanquinhos.
A tarde da leitura comunitária Natália Correia em Vale de Prazeres, como é adiantado, “inicia-se em Castelo Branco com uma viagem de comboio, promovendo a Alma Azul, em conjunto, a alternativa de um transporte ecológico e o disfruto pleno da paisagem dos campos da Beira Baixa, onde na Lardosa o feijão-frade é rei, e a Gardunha nos acompanha a partir da Soalheira”.
Castelo Branco, Alcains, Lardosa, Soalheira, Castelo Novo e Alpedrinha são as paragens do comboio regional que parte de Castelo Branco às 14h39 horas e com hora de chegada a Vale de Prazeres às 15h12.
O encontro dos participantes na leitura comunitária será no bar do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres, onde, à hora do café e antes das leituras, decorrerá uma conversa informal sobre a vida e obra de Natália Correia, a partir da biografia O Dever de Deslumbrar, de Filipa Martins, e a seguir as leituras dos poemas previamente distribuídos, dos quais se destaca D. João, dedicado a Eugénio de Andrade; Uma Laranja para Alberto Caeiro; e Queixas das Almas Jovens Censuradas.
A viagem de regresso tem partida de Vale de Prazeres às 18h58.

06/09/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
20/09 a 03/03
A Viagem Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
13/10 a 31/03
Aroma, ritual e terapiaMuseu Municipal de Penamacor
25/11 a 07/04
Tarde Azul, o Universo Amoroso de Julio/Saúl DiasMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
13/12 a 28/03
tituloNoticia
08/03
Dia Internacional da MulherCentro de Dia da Associação de Apoio Social Freixial do Campo
01/03 a 29/03
Garrafas de Outros TemposBiblioteca Municipal de Penamacor
05/03
António Salvado Da palavra, o fruto - antologia da prosa Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video