Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1808 - 6 de setembro de 2023

DE SEXTA-FEIRA A DOMINGO
Degustar borrego nos Escalos de Baixo

Os Escalos de Baixo acolhem, entre sexta-feira e domingo, 8 a 10 de setembro, o Festival do Borrego. O certame foi apresentado na Câmara de castelo Branco, com o presidente Leopoldo Rodrigues a recordar que “o Festival estava previsto para ser mais cedo (dias 3 e 4 de junho), mas foi adiado por problemas logísticos”.
Leopoldo Rodrigues adiantou que “o borrego é o centro do Festival” e avançou que o objetivo, tanto neste como noutros certames realizados no Concelho de Castelo Branco, “é potenciar a coesão territorial, promover a atividade económica e cultural”.
Por isso, em Escalos de Baixo “os pratos serão à base de borrego”, acrescentando que outra vertente passa “pela valorização dos grupos locais, em termos de animação”.
A exemplo de Leopoldo Rodrigues, o presidente da União de Freguesias de Escalos de Baixa e Mata, António Falcão, recordou que “teve que se adiar o Festival do Borrego”, para defender que “nesta altura até traz mais-valia”. António Falcão destacou que “na altura para que estava previsto, o Festival até podia prejudicar as festas da Freguesia”, para adiantar que no futuro o certame poderá realizar-se “na data anterior, ou nesta nova data, dependendo de como correr esta edição”.
O programa começa na próxima sexta-feira, 8 de setembro, às 18 horas, com a abertura, e às 19 horas há animação itinerante com os Bombos d Almaceda. Às 22 horas realiza-se o concerto com Paulo do Cavaquinho e a animação continua pela noite dentro, a partir da meia-noite, com o DJ Mastikshine.
No próximo sábado, 9 de setembro, o Festival abre às 15h30 e a partir das 16h30 há animação itinerante com a Fanfarra Pioneiros de Queimadela. Às 17 horas começa o concurso gastronómico Pratos com Borrego, que envolve o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA). A inauguração do Festival está marcada para as 18 horas. A música chega às 22 horas, com o concerto com o grupo Função Pública, e continua pela noite dentro, a partir da meia-noite, com o DJ Giga.
Domingo, 10 de setembro, as atividades começam às oito horas, com o passeio pedestre Rota das Capelas, que inclui uma encenação pelo Váatão. Também às oito horas tem início um passeio de motas antigas. O festival abre ás 11 horas e a partir das 13 horas realiza-se um almoço convívio e haverá animação itinerante com o acordeonista frederico Alves. Às 16 horas realiza-se um showcooking, com uma demonstração de borrego fumado, pelo projeto Fusilli. Às 18h30 tem lugar um concerto com Rui Alves.
António Tavares

06/09/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
13/07 a 12/09
Para cá das sombras … genteCasa do Arco do Bispo, Castelo Branco
27/07
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video