Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1808 - 6 de setembro de 2023

DE SEXTA-FEIRA A DOMINGO
Degustar borrego nos Escalos de Baixo

Os Escalos de Baixo acolhem, entre sexta-feira e domingo, 8 a 10 de setembro, o Festival do Borrego. O certame foi apresentado na Câmara de castelo Branco, com o presidente Leopoldo Rodrigues a recordar que “o Festival estava previsto para ser mais cedo (dias 3 e 4 de junho), mas foi adiado por problemas logísticos”.
Leopoldo Rodrigues adiantou que “o borrego é o centro do Festival” e avançou que o objetivo, tanto neste como noutros certames realizados no Concelho de Castelo Branco, “é potenciar a coesão territorial, promover a atividade económica e cultural”.
Por isso, em Escalos de Baixo “os pratos serão à base de borrego”, acrescentando que outra vertente passa “pela valorização dos grupos locais, em termos de animação”.
A exemplo de Leopoldo Rodrigues, o presidente da União de Freguesias de Escalos de Baixa e Mata, António Falcão, recordou que “teve que se adiar o Festival do Borrego”, para defender que “nesta altura até traz mais-valia”. António Falcão destacou que “na altura para que estava previsto, o Festival até podia prejudicar as festas da Freguesia”, para adiantar que no futuro o certame poderá realizar-se “na data anterior, ou nesta nova data, dependendo de como correr esta edição”.
O programa começa na próxima sexta-feira, 8 de setembro, às 18 horas, com a abertura, e às 19 horas há animação itinerante com os Bombos d Almaceda. Às 22 horas realiza-se o concerto com Paulo do Cavaquinho e a animação continua pela noite dentro, a partir da meia-noite, com o DJ Mastikshine.
No próximo sábado, 9 de setembro, o Festival abre às 15h30 e a partir das 16h30 há animação itinerante com a Fanfarra Pioneiros de Queimadela. Às 17 horas começa o concurso gastronómico Pratos com Borrego, que envolve o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA). A inauguração do Festival está marcada para as 18 horas. A música chega às 22 horas, com o concerto com o grupo Função Pública, e continua pela noite dentro, a partir da meia-noite, com o DJ Giga.
Domingo, 10 de setembro, as atividades começam às oito horas, com o passeio pedestre Rota das Capelas, que inclui uma encenação pelo Váatão. Também às oito horas tem início um passeio de motas antigas. O festival abre ás 11 horas e a partir das 13 horas realiza-se um almoço convívio e haverá animação itinerante com o acordeonista frederico Alves. Às 16 horas realiza-se um showcooking, com uma demonstração de borrego fumado, pelo projeto Fusilli. Às 18h30 tem lugar um concerto com Rui Alves.
António Tavares

06/09/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video