CERIMÓNIA REALIZADA DIA 27 DE SETEMBRO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
CCVFloresta vence Prémio BPI Fundação La Caixa
O Centro de Ciência Viva da Floresta foi distinguido com o prémio Capacitar, num programa lançado em conjunto pelo BPI e Fundação La Caixa. A distinção foi oficialmente concedida dia 27 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Este prémio permite em parte dar continuidade ao projeto BioAromas LIIS – Laboratório de Inovação e Integração Social, através da abertura da Cafetaria Officinalis. As principais finalidades desta cafetaria serão a promoção da empregabilidade, o bem-estar dos utentes do projeto e consequentemente aumentar a sua autonomia. A Cafetaria Officinalis permite que os jovens possam observar o culminar do ciclo que realizam com as plantas: a degustação destas. Para além das infusões, estes jovens serão os autores de inúmeras refeições leves que serão servidas no CCVFloresta.
Presentes na cerimónia de entrega do prémio estiveram Edite Fernandes, diretora-executiva do CCVFloresta, Ana Lúcia Gonçalves, técnica superior que acompanha o grupo, e também Lúcia, integrante do projeto BioAromas LIIS.
Neste momento o CCVFloresta conta já com uma horta de aromáticas, uma estufa, um secador de plantas, uma cozinha, uma sala e mais recentemente, um jardim sensorial, permitindo que os integrantes possam desempenhar as suas funções de forma independente.
Esteve também presente Helena Mendonça, diretora do Balcão BPI de Proença-a-Nova, e Ana Rito, diretora comercial N9 Coimbra - Castelo Branco do BPI.
A sessão foi iniciada pelo Presidente Honorário do BPI, Artur Santos Silva e o júri desta edição foi constituído por António Barreto, António Seruca Salgado, Rafael Shueca Blasco e José Pena do Amaral.
Os Prémios BPI Fundação La Caixa destinam-se a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas residentes em Portugal e em situação de vulnerabilidade social.