ABERTURA SOLENE NO CINE-TEATRO AVENIDA
USALBI inicia ano letivo com 1.264 alunos
A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) realizou, na passada sexta-feira, 3 de novembro, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, a cerimónia da abertura solene do ano letivo 2023/2024. Apesar das aulas terem começado a 2 de outubro, esta foi a data escolhida para esta iniciativa, onde não faltou a animação musical com a atuação da Tuna da USALBI, do Grupo de Cavaquinhos da USALBI e do Grupo de fados da USALBI.
O diretor da USALBI, Arnaldo Brás, que é também presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, que acolhe a USALBI, começou por referir que “os dois anos de pandemia foram extremamente penalizadores para toda a gente, porque as pessoas tiveram medo e ficaram em casa”, aproveitando para recordar que “nós (USALBI) proporcionamos aulas à distância” e avançar que, “logo que pudemos iniciamos as aulas presenciais”.
Com base nisto Arnaldo Brás adiantou que este ano letivo a USALBI “tem 1.264 alunos, dos quais 548 na sede e 716 nos pólos”, para salientar que “o objetivo é aproximarmo-nos dos 1.600 que já fomos”.
O diretor da USALBI referiu também que esta conta com “40 professores, que selecionam 37 disciplinas”, sendo que este ano letivo está em marcha “a consolidação de algumas tendências das preferências dos nossos alunos, por exemplo, manutenção física, artes e música”.
Arnaldo Brás recordou que “no ano transato voltamos às viagens, sendo que para este ano estamos a analisar várias”, aproveitando igualmente pra abordar o envolvimento na “Rota A23, que integra a universidades sénior localizadas junto da A23”, para avançar que “o primeiro encontro, convívio, será em Castelo Branco, a 29 de novembro”.
Por outro lado avançou que “continuamos a fazer os convívios habituais e as iniciativas nos pólos, com a iniciativa Pólos em Movimento”, bem como a participar nas iniciativas da RUTIS – Rede de Universidades Seniores, a nível nacional”.
Presente na cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Dias Pires, destacou que “a USALBI tem características muito peculiares. A generalidade das universidades seniores é sedeada em áreas urbanas, cidades. A USALBI tem uma dimensão territorial muito mais abrangente, pois alargou-se para a área rural do Concelho”.
José Dias Pires acrescentou que “a USALBI tem outra dimensão, que é ir para além do que são as matrizes globais das academias seniores, que têm como principal função o lazer, sendo muito poucas as que atingiram a dimensão de desenvolvimento, social, comunitário. A USALBI conjuga o lazer com o entretenimento, com a diversão, sempre ligado com o desenvolvimento”.
O presidente da Junta revelou ainda que “no próximo ano será criado o Dia do Forno da USALBI, que decorrerá no Forno Comunitário localizado na Rua de Santa Maria”, com a finalidade de preservar e transmitir saberes.
Por tudo isto, o presidente da Assembleia Geral da Amato Lusitano, Joaquim Morão, não teve qualquer dúvida em afirmar que “Castelo Branco está mais rico, quando tem este tipo de organizações”, referindo-se à USALBI.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, realçou “o caminho que tem vindo a ser consolidado pela USALBI”, para avançar que “a Universidade tem o papel de agregar, dinamizar e proporcionar momentos de aprendizagem”.
Daí “o reconhecimento aos professores da USALBI”, para concluir que “a USALBI se faz de bons alunos e de bons professores”.
António Tavares