SÃO MIGUEL DE ACHA
Associação edita Cancioneiro da Música Tradicional
A ADEPAC – Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha, no Concelho de Idanha-a-Nova, vai editar o Cancioneiro da Música Tradicional de São Miguel de Acha, da autoria de Joaquim Gonçalves e José Ramos Alexandre, que será apresentado no próximo sábado, 11 de novembro, na sede da Associação.
Trata-se de uma obra com cerca de 470 páginas, que reúne mais de 140 modas ou cantos de música tradicional, de cariz profano ou religioso, todas recolhidas na aldeia de São Miguel de Acha, sobre muitas das quais já se haviam também debruçado, por exemplo, Artur Santos, Constantino Varela Cid, Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos, Jorge Croner de Vasconcelos, Michel Giacometti, Virgílio Pereira, entre muitos outros, desde o início do Século XX, como o Cancioneiro documenta.
Na apresentação da obra é referido que “julga-se que o livro merece redobrada atenção dos amantes da música tradicional, em geral, e dos especialistas, em particular, pela qualidade cultural e técnica que possui. Além de apresentar uma documentada análise histórica aos movimentos musicais das populações de São Miguel de Acha ao longo dos últimos mais de 100 anos, a obra dá-nos conhecimento da atenção que foi dedicada às modas de São Miguel por alguns especialistas, com a identificação dos livros ou discos que se encontram publicados. Mas o seu importante valor cultural decorre ainda da transcrição musical das recolhas referentes a todas essas modas que estariam em risco de se perder, relativamente a muitas das quais se juntam cópias das partituras originais das modas que Fernando Lopes-Graça publicou relacionadas com São Miguel de Acha, quer só com a melodia, quer com os diversos arranjos a que procedeu, e que vão desde o piano a solo, para piano a quatro mãos, para orquestra ou só para vozes”.
Recorde-se que Fernando Lopes-Graça publicou arranjos diversos em pelo menos 11 cantos ou modas de São Miguel de Acha, como o documentam as referidas partituras que foram cedidas pelo Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, com a devida autorização da Associação Lopes-Graça proprietária dos direitos sobre a obra musical deste autor.
O livro incorpora ainda outros trabalhos da autoria de António Leitão, de Diogo Gonçalves, de Joaquim Gonçalves e de Jorge Croner Vasconcellos, sobre modas de São Miguel de Acha, nuns casos só para coro, noutros casos para vozes, piano, orquestra; para vozes e piano; ou para vozes, orquestra, piano e soprano; ou ainda para piano e canto; ou só orquestra, como é o caso de Joly Braga Santos na melodia do Bendito das Trovoadas de São Miguel de Acha, integrada no Divertimento nº 1 - Parte III - Finalle, do qual existem pelo menos duas interpretações, que são a da Algarve Orchestra, dirigida por Álvaro Cassuto (edição de 2004) e a da Extremadura Symphony Orchestra, de Badajoz, com direção de Jesus Amigo (edição de 2006).