Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1817 - 8 de novembro de 2023

António Tavares
Editorial

Com o outono já instalado, com muita chuva e o frio a fazerem parte do dia a dia, no próximo sábado, 11 de novembro, comemora-se o Dia de São Martinho, que muitos esperam que traga com ele o habitual verão de São Martinho, com um pouco de Sol e temperaturas mais amenas, nem que mais não seja, para dar um novo ânimo.
Uma trégua no tempo que, por outro lado, também será bem-vinda, de modo a não interferir com os tradicionais magustos, nos quais não pode faltar a jeropiga e, claro está, a rainha da festa, que são mas castanhas, apesar de este ano não serem as melhores. É que devido a um verão extremamente quente e à falta de chuva quando era precisa, a produção foi reduzida, com a agravante que muitas das castanhas que vingaram foram invadidas pelo bicho.
Seja como for, o Dia de São Martinho é uma oportunidade para cumprir os velhos provérbios ou ditados populares, como, por exemplo, No dia de São Martinho vai-se à adega provar o vinho, ou No dia de São Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho, entre muitos outros. Tradições que continuam a ser mantidas por esse Portugal fora, havendo a considerar que os ditados populares fazem referências à vida do dia a dia e a usos e costumes, contendo, muitas vezes, um conhecimento adquirido pelos hábitos e pelas experiências das populações.
Em Castelo Branco, para quem gosta da Natureza e de passeios, se o tempo o permitir, há sempre a possibilidade de rumar ao Monte de São Martinho, de onde se tem uma vista inigualável da cidade.

08/11/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
03/05 a 16/06
EscapeGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
15/05 a 23/06
Percursos, Retrospetiva de António CarmoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
15/06
ClepsydraLivraria Livros Tintos, Fundão
tituloNoticia
16/06
Feira Mensal de ColecionismoAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video