PROMOVIDO PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UBI
Alunos participam no concurso Torres de Esparguete e Marshmallow
Três equipas de alunos do 11.º ano do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, participaram no concurso Torres de Esparguete e Marshmallow, que decorreu dia 7 de dezembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI).
O concurso pretende desenvolver e aprimorar aptidões relacionadas com o espírito de cooperação e criatividade, assim como aprofundar conhecimentos sobre a área de Arquitetura e Engenharia Civil.
O balanço geral dos resultados das três equipas, segundo é adiantado, “foi bastante positivo e teve o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova na deslocação à UBI, na Covilhã”.
Todos os alunos envolvidos elaboraram diferentes estruturas na tentativa de construir com os materiais atribuídos, 250 gramas de esparguete e um pacote de marshmallows, a torre mais alta e/ou esteticamente mais apelativa.
A aplicação de conhecimentos adquiridos na área da física, resistência dos materiais e estruturas, para além das capacidades criativas é essencial nesta prova.
Para além disso, permite aos alunos contactar com instituições de Ensino Superior da região.
Após a atribuição dos prémios, foi dada a oportunidade aos participantes de conhecerem alguns espaços da UBI, numa visita guiada pelos laboratórios do Departamento de Engenharia.
O evento, aberto a alunos do Ensino Secundário, decorreu no âmbito do VI Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios e pretende incentivar os alunos do Ensino Secundário pelas áreas da Engenharia Civil e Arquitetura, estimulando a criatividade e o espírito de equipa na procura de soluções engenhosas para o problema proposto.