Edição nº 1826 - 10 de janeiro de 2024

Vila de Rei inaugura Loja de Cidadão

A nova Loja de Cidadão de Vila de Rei foi inaugurada na passada sexta-feira, 5 de janeiro, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara de Vila de Rei, Paulo Brito e Ricardo Aires, respetivamente.
A cerimónia de receção realizou-se no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com Ricardo Aires a destacar que “a nova Loja de Cidadão de Vila de Rei é uma infraestrutura que muito vem contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população de Vila de Rei e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de trabalho dos colaboradores dos diversos serviços que a compõem”. Ricardo Aires acrescentou que “a Loja de Cidadão é um modelo integrado de prestação de serviços presenciais, que proporciona aos cidadãos um atendimento mais cómodo, concentrando diversos balcões de atendimento de entidades públicas, da administração central e local, e também de entidades privadas, visando a melhoria e uniformização dos serviços públicos presenciais”. Motivos que levaram o autarca a assegurar que “não podemos estar mais satisfeitos, pois verificamos que o nosso concelho continua a afirmar-se por potenciar aos seus munícipes mais e melhor qualidade de vida.”
Por seu lado, Mário Campolargo começou por “agradecer o convite para vir ao Coração de Portugal e ter a oportunidade de inaugurar a Loja de Cidadão mais recente que abriu no nosso País”. De seguida, realçou “a importância dos serviços públicos estarem mais perto das pessoas e de afirmar essa proximidade no nosso dia a dia perante os cidadãos e perante as empresas. O cidadão deverá ser o centro da ação do Estado e o foco de atendimento e da forma como a Administração Pública se reorganiza. As Lojas de Cidadão são assim um exemplo da simplificação do atendimento e, no caso da Loja de Vila de Rei, um exemplo de centralidade e importância face à sua localização”.
Situada no rés do chão do edifício dos Paços do Concelho, a Loja de Cidadão de Vila de Rei encontra-se em funcionamento desde 6 de novembro e engloba os serviços de Segurança Social, Finanças, Conservatória e Registo Civil, Espaço do Cidadão, Acripinhal e Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).
Refira-se que Vila de Rei foi um dos 19 municípios a nível nacional selecionados para a instalação de uma Loja de Cidadão, após a aprovação de candidaturas pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência. Para auxílio na instalação da Loja de Cidadão, a Câmara de Vila de Rei dispunha de uma verba que pode chegar ao montante máximo de 741.355,92 euros, disponibilizado pela AMA.
A Câmara realça ainda que “a reconversão dos espaços destes serviços vem, simultaneamente, ajustar e tornar mais eficiente o atendimento aos cidadãos, libertando ainda outras áreas existentes para que, num futuro próximo, possam vir a receber novos e diferentes serviços no Concelho”.

10/01/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video