Liga de Amigos do Hospital empossa novos órgãos sociais
A Liga de Amigos do Hospital Amato Lusitano (LAHAL) empossou, dia 17 de janeiro, os órgãos sociais para o quadriénio 2024-2027. A Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Direção são presididos por Leopoldo Rodrigues, Francisco Alveirinho e João Carlos Oliveira, respetivamente.
A cerimónia de tomada de posse decorreu no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco e contou com a presença do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) e de muitos dos voluntários do Hospital que integram a Liga de Amigos.
Recorde-se que a Liga de Amigos do Hospital Amato Lusitano foi criada em 1996, conta com 27 anos de atividade e tem fins humanitários, sendo que a sua missão é desenvolver ações que têm como objetivo o bem-estar e a melhoria da estadia dos doentes no Hospital, o que se traduz em atividades diárias do corpo de voluntariado hospitalar, seja pela presença junto dos doentes para apoio psicológico e anímico, psicossocial e psicoemocional, seja pela distribuição diária de reforços alimentares, acompanhamento dos doentes aos variados serviços, entre outras das muitas ações que o voluntariado desenvolve, mas também pela aquisição de equipamentos para instalar no Hospital, com vista à melhoria do conforto aos doentes e humanização dos espaços hospitalares.
O presidente da Direção destacou a importância do voluntariado hospitalar e a necessidade de aumentar em número o grupo de voluntários, além de reforçar a necessidade de abertura das ações da Liga de Amigos do HAL a outras entidades externas, nomeadamente, na ligação às escolas de ensino Secundário e Superior, através de ações a desenvolver pelos alunos junto dos doentes.
Reafirmou, ainda, a importância do apoio do Conselho de Administração da ULSCB à Liga de Amigos do HAL, bem como da Câmara de Castelo Branco, “sem os quais a LAHAL não conseguiria desenvolver a sua missão”.