Abertas candidaturas ao Sistema de Incentivos de Base Territorial
As candidaturas ao sistema de incentivos de base territorial, enquadrados no investimento territorial integrado - ITI CIM da Comunidade Intermunicipal da Região da Beira Baixa, estão abertas até dia 29 de novembro deste ano.
Este aviso, com uma dotação de 950 mil euros, destina-se a apoiar projetos de investimento de pequena dimensão, visando a criação e expansão de micro e pequenas empresas que promovam o desenvolvimento e a diversificação da base produtiva regional.
O aviso abrange projetos que contribuam para a criação de novas empresas ou para a modernização e expansão de negócios existentes. Serão elegíveis projetos enquadrados em duas áreas principais: criação de micro e pequenas empresas - apoio a empresas com menos de cinco anos de atividade, que apresentem estratégias de investimento inovadoras e sustentáveis; e expansão ou modernização de micro e pequenas empresas - destinado a empresas com mais de cinco anos de atividade, promovendo o aumento da produção, integração em cadeias de valor ou expansão das redes empresariais, visando ganhos de escala e eficiência.
Podem candidatar-se ao presente aviso micro e pequenas empresas na área das indústrias extrativas (CAE 05 a 09) e indústrias transformadoras (CAE 10 a 33).
A taxa máxima de cofinanciamento é de 50 por cento e as operações suscetíveis de apoio devem apresentar um mínimo de despesa elegível igual ou superior a 40 mil euros euros e um máximo de despesa elegível igual ou inferior a 300 mil euros.