CULTURA
Oleiros quer criar Rede de Artes e Ofícios
A Câmara de Oleiros reforça a intenção de criar um Centro de Artes e Ofícios. A garantia foi deixada pelo presidente da autarquia, Miguel Marques, na abertura da II Mostra Coletiva de Pintura, dia 19 de janeiro. Miguel Marques afirmou que “revelamos a qualidade dos trabalhos aqui expostos da autoria de 14 pessoas, todas naturais e/ou residentes no Concelho, oito delas participantes a título individual. Oleiros é um território criativo, com gente de enorme talento e sobretudo com disponibilidade para aprender, seja qual for a idade”. Por isso, continuou, “vamos criar a Rede de Artes e Ofícios para dinamizar todo este potencial, seja de artistas Oleirenses ou dos muitos estrangeiros que se têm fixado no Concelho”.
Na inauguração da Mostra Coletiva de Pintura os autores agradeceram a oportunidade de expor as suas criações, num total de cerca de 30 obras.
A mostra reúne trabalhos de um grupo bastante heterogéneo, de diversas idades, dos 27 aos 90 anos, e inspirações, que utilizam diferentes técnicas. Assim, depois dos oito autores da edição anterior, um naipe de oito novos criadores exibe o seu talento. Trata-se de Alexandra Mateus, Céu Mendes, Edviges Rodrigues, Fernanda Marques, José Luís Marques dos Santos, Madalena Dias, Rita Maria e Rodolfo Lucas. Para além destes, são ainda contemplados nesta mostra os seis formandos que integram o núcleo da Academia Sénior de Oleiros (ASO), que são Armindo Pedroso, Felícia Ramos, Francelina Pedroso, Helena Nunes, José Xavier e Luís Alexandre. Jorge Marquez, formador na ASO, referiu que “tem sido uma aprendizagem extraordinária. São eles, os alunos, que me ensinam”. A II Mostra Coletiva de Pintura de Oleiros pode ser visitada na Galeria Multiusos até 17 de março.