ORGANIZAÇÃO CONJUNTA DAS CÂMARAS DE PENAMACOR E SABUGAL
Festival Primavera na Serra da Malcata com muitas atividades
O Festival Primavera na Serra da Malcata arrancou nos primeiros dias de primavera, com um programa repleto de atividades envolvendo as comunidades de Meimão, no Concelho de Penamacor, e aldeia de Malcata, no Concelho do Sabugal, num evento organizado em conjunto pelas câmaras de Penamacor e do Sabugal, há semelhança da edição anterior.
Os primeiros dias foram marcados por duas ações de âmbito de educação ambiental que envolveram as comunidades escolares de ambos os concelhos. Por um lado, no dia 21 de março, nos viveiros do ICNF, realizaram-se atividades de educação ambiental, desenvolvidas em parceria com o Centro Ecológico, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e banhos de floresta, direcionadas aos alunos do Agrupamento de Escolas do Sabugal e da Escola de Cerdeira do Coa. Por outro lado, no dia 22 de março, em Penamacor, orientada para os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, realizou-se uma ação com lições sobre aranhas, ministrada pelo aracnólogo Rui Carvalho, que desvendou alguns mitos em relação aos aracnídeos.
O fim de semana de 23 e 24 de março foi repartido entre ambas as aldeias. No sábado, 23 de março, de manhã, decorreu uma sessão de birdwatching promovida pelo CERVAS, sediado em Seia, com um périplo em torno da orla da Reserva Natural da Serra da Malcata. Desde a observação à escuta, o guia do CERVAS foi identificando as várias aves que compõem a paisagem nesta altura do ano. No período da tarde, as atividades decorreram na aldeia de Malcata, com visita a um moinho hidráulico, com uma breve amostra do processo de moagem, com a visita ao Centro de Interpretação do Lince Ibérico, e convívio na Praça do Rossio, com animação de rua e jogos tradicionais. O dia contou também com a presença dos urban sketchers, que foram registando os vários momentos em desenhos e olho artístico.
No domingo, 24 de março, as atenções centraram-se no Meimão. Durante a manhã decorreu uma caminhada que ligou a aldeia de Malcata ao Meimão, num percurso com cerca de seis quilómetros, que contou com dezenas de participantes, e um batismo de stand up paddle, na barragem da Albufeira da Ribeira da Meimoa, junto à aldeia de Meimão. A manhã terminou no largo de festas do Meimão, com um almoço-convívio entre os participantes envolvidos em ambas as atividades, confecionado pelo chef Marco Santos, com base em plantas da época com valor gastronómico e que acompanhavam a tradicional chanfana.