Edição nº 1840 - 17 de abril de 2024

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO, 23 DE ABRIL
Uma Boa Razão Para Ler Um Livro

A Alma Azul assinala o Dia Mundial do Livro com informação literária hora a hora através de correio eletrónico que enviará para todo o Mundo, entre as 11 e as 18 horas, do dia 23 de abril, em que se comemora o Dia Mundial do Livro 2024.
Ainda sem os recursos para produções com que espera, nos próximos anos, colocar Alcains no centro da inovação e da produção literária em Portugal, através do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda, que realiza desde 2009, a Alma Azul aposta este ano no correio pessoal e partilhado para todos os países que têm o Português como língua oficial, mas também para todas as comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo Mundo.
A Alma Azul realça que “utilizar a tecnologia que nos permite em tempo real promover e divulgar autores da Língua Portuguesa, através de informação fiável sobre autores como Luís de Camões (500 anos do seu nascimento); António Ramos Rosa e Alexandre O’Neill (100 anos do seu nascimento); mas também João Guimarães Rosa, Luandino Vieira, Oswald de Andrade, José Saramago, José Craveirinha, Sophia de Mello Breyner Andersen, Maria Teresa Horta, Daniel Filipe ou Al Berto, entre outros autores que o Festival A Língua Toda já divulgou e promoveu.
Alguns dos textos destes autores estarão ainda presentes, através de Leituras Partilhadas, na Mata Nacional do Choupal, no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, no encerramento do Festival que este ano tem por lema “A Língua de Camões”.
A Alma Azul desafia também os leitores que gostam de se expressar através da escrita, a enviarem um texto para o correio eletrónico da produtora de atividades literárias com sede em Alcains, que não exceda as 99 palavras, sobre o exercício intelectual da leitura. 25 dos textos receberão gratuitamente em sua casa um dos 25 livros que a Alma Azul escolheu para assinalar 25 anos de trabalho entre Coimbra e Alcains.
Uma Boa Razão Para Ler Um Livro é o mote para este desafio que “pretende conhecer a opinião dos leitores e ao mesmo tempo premiar o esforço de colaboração que tem permitido à Alma Azul, editora e produtora literária, sobreviver com independência, uma das suas imagens de marca, ao longo de duas décadas e meia. Apresentar livros e autores em que vale a pena ocupar o precioso tempo de cada leitor é o trabalho dinâmico, sem deixar de ser intimista, que há 25 anos a Alma Azul se empenha em realizar, com independência e ética, e com a colaboração das Bibliotecas da Rede Pública que acolhem o seu trabalho. É também para elas que vai toda a produção e divulgação literária que a Alma Azul partilhará, gratuitamente, desde Alcains, no próximo dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro”.

17/04/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video