Edição nº 1841 - 24 de abril de 2024

DISPONÍVEIS TODOS OS DIAS DAS SETE ÀS 22 HORAS
BINAS serão gratuita nos primeiros seis meses

O Sistema de Utilização Partilhada de Bicicletas de Castelo Branco, BINAS, será gratuito nos primeiros seis meses. A novidade foi avançada pelo vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Hélder Henriques, na sessão pública do executivo realizada na passada sexta-feira, 19 de abril.
Hélder Henriques que adiantou também que na passada quinta-feira, 18 de abril, foi publicado em Diário da República o regulamento da utilização partilhada de bicicletas.
Recorde-se que o serviço consiste bicicletas elétricas para utilização pública baseadas em estações de carregamento, em áreas reservadas, com utilização mediante aluguer, sendo que a entidade gestora é a Câmara de Castelo Branco.
O sistema contempla também uma aplicação móvel, designada BINAS, disponível na Apple Store e no Google Store.
O serviço de disponibilização das bicicletas funcionará durante todo o ano, todos os dias das sete às 22 horas.
A utilização da bicicleta é feita mediante aluguer em regime avulso ou em regime de subscrição. Assim, depois dos primeiros seis meses, pagar-se-á 50 cêntimos para desbloqueio da bicicleta e uso durante os primeiros trinta minutos, e cinco cêntimos de euro por minuto a partir dos trinta minutos e até ao final da viagem.
A mobilidade esteve assim no foco da intervenção de Hélder Henriques, que aproveitou também para recordar que a Câmara de Castelo Branco foi distinguido pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, como um dos Municípios Amigos dos Consumidores, na categoria Mobilidade 2023, destacando-se nos 35 projetos submetidos a apreciação por 15 municípios diferentes.
Um prémio reconhece a inovação e o impacto social da MOBICAB – Serviço de Transporte Flexível como um projeto que se diferencia pela sua abordagem inovadora e adaptada à realidade territorial do Concelho de Castelo Branco promovendo a mobilidade sustentável e proporcionando uma maior autonomia aos cidadãos.
Hélder Henriques aproveitou também para avançar que o filme sobre o Bordado de Castelo Branco, produzido por Slideshow, que foi premiado na edição de 2023 do Festival ART&TUR, realizado em outubro do ano passado, será exibido nos voos de longo curso da TAP, mais concretamente nas viagens para o Brasil, estados Unidos da América, Canadá, Venezuela, no que respeita à América, e nos voos para África, nomeadamente para Luanda, Maputo e São Tomé.
António Tavares

24/04/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video