Edição nº 1844 - 15 de maio de 2024

Sociedade dos Amigos do Museu assinala Dia Internacional dos Museus

A Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco, comemora o Dia Internacional dos Museus, com o tema deste ano que é Museus para a Educação e para a Investigação. Assim, no próximo sábado, 18 de maio, a partir das 15 horas, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, rea liza-se a exposição e conferência Estórias de um Arquivo Judicial – A Grande Devassa, os 200 anos do Liberalismo.
A Grande Devassa 1820 - 1920, da autoria de José Avelino Gonçalves, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e investigador, compilada em três volumes, A trilogia judiciária, com ilustrações de Cláudia Gonçalves, é focada, entre outos temas, no processo de Dona Bárbara Joaquina do Tortosendo e a transumância, bisavó do fundador da Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
A conferência e apresentação da obra será moderada pelo presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
Estará patente ao público uma pequena mostra documental, uma sobre marcas d´água em processos judiciais, nomeadamente sobre fábricas da região serrana da Lousã e Góis, e outra, sobre alguns processos usados para a criação das estórias dos livros. A exposição é apresentada por Fernando Santos Costa, escritor, monografista, cartunista e ilustrador de livros, tendo também sido jornalista.

15/05/2024
 

Em Agenda

 
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
11/04 a 14/06
Acúmulo o Cúmulo e Simulo Simultâneos Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
28/03 a 26/04
A Última Ceia de Jesus Cristo – a última mas não a derradeira Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
15/04 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video