Edição nº 1846 - 29 de maio de 2024

COM BISPO, CAROLINA DESLANDES E FERNANDO DANIEL
Festival Mais Solidário quer atingir os 30 mil espectadores

O Festival Mais Solidário, que se realiza de 2 a 4 de agosto, na Zona de Lazer de Castelo Branco, de acordo com Hélder Martins, da Associação Quatro Corações, tem como objetivo atingir os 30 mil espectadores, depois de na primeira edição, em 2022, ter alcançado 25 mil, e na segunda, no ano passado, os 28 mil.
O número foi avançado na passada sexta-feira, 24 de maio, na apresentação do Festival que, recorde-se, na primeira noite, 1 de agosto, levará ao palco LON3R, Wet Bed Gang e Cromos da Noite; no dia 2 de agosto será a vez de Bispo, Carolina Deslandes e Karetus; e no dia 3 de agosto a animação será da responsabilidade de Van Zee, Fernando Daniel e Rich & Mendes (RFM).
Hélder Martins adiantou também que o Festival envolve “350 voluntários, 19 associações e 135 empresas”, estando em causa “1,5 milhões de euros de retorno na Região”, bem como que “no ano passado permitiu mais de seis mil refeições quentes”.
Por outro lado, avançou que as expectativas para a edição deste ano são “boas”, tanto mais, realçou, que “já temos mais bilhetes vendidos que no ano passado, nesta altura”.
Hélder Martins revelou também que nas edições anteriores “quase metade das pessoas são de fora do Distrito de Castelo Branco, o que sabemos pelo registo na compra dos bilhetes”.
Voltando a focar-se no Festival deste ano, destacou que “o cartaz é para a camada mais jovem, com nomes todos da primeira linha”, sendo que “nenhum artista se recusou, são todos primeira opção”.
Este ano, também haverá novidades. Uma delas é que “este ano vamos apostar no camping indoore, em parceria com a Albigym”.
Na apresentação do Festival, que teve como palco o Centro Comercial Alegro, onde se localiza a loja oficial do evento, a diretora do espaço comercial, Cristina Roxo, elogiou a iniciativa e aproveitou para referir que os bilhetes podem ali ser comprados.
Por seu lado, a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, começou por recordar que “a iniciativa surge de um sonho”, para firmar que “do ponto de vista do turismo este tipo de iniciativas vem fazer um contraponto d éter uma diferenciação para os territórios do Interior” e desejou que “o Festival não seja um evento em si só, mas abra portas para trazer mais turistas ao longo do tempo”.
A apresentação contou também com a presença do diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, que em relação à Associação Quaro Corações se revelou “surpreendido com o que vim encontrar” e salientou que “o Hélder Martins é um pequeno grande herói”, não deixando de considerar que “não há impossíveis na vida, até as coisas acontecerem”.
Por isso quis “incentivá-lo a que vá em frente com isto”, tanto mais que, falando como jornalista e profissional de televisão, “Portugal não é só Lisboa. Temos que estar atentos ao que se passa no País, no Interior”, pelo que a TVI continuará a apoiar”.
José Eduardo Moniz que recordou que “venho de uma ilha bem pequenina, do meio do Atlântico. Sei o que é a interioridade”.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, começou por recordar que a autarquia “é coorganizadora, dando apoio financeiro e logístico” e sublinhou que “e, boa hora o Festival teve início e se lhe dá continuidade”, porque “traz a Castelo Branco grupos de referência nacional e internacional; dinamiza o território com as pessoas que traz, gerando riqueza e movimento”, e tem uma função social, sendo, ao que sei, o único festival no País organizado por uma instituição particular de solidariedade social (IPSS)”.
António Tavares

29/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video