Comissão de Proteção de Crianças e Jovens faz 21 anos
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Idanha-a-Nova comemorou dia 19 de maio o 21.º aniversário. A festa contou com participação de crianças e das suas famílias, que participaram numa atividade de peddy paper, no recinto da Feira Raiana. Para os mais pequenos, esteve disponível uma bebeteca com livros e pasta modelar, animada pelas educadoras da Rede de Creches Municipal.
A presidente da CPCJ de Idanha-a-Nova, Marta Castanheira, afirma que “foi importante assinalarmos este aniversário com a nossa família alargada, nomeadamente os nossos parceiros e a comunidade local, que têm um papel fundamental na missão da Comissão da Proteção de Crianças e Jovens”.
Para a dirigente é “essencial sensibilizar a comunidade para a atividade da CPCJ, desmitificar preconceitos e assegurar os direitos e a proteção das crianças, que é uma responsabilidade de todos”.
O evento contou com a presença de muitas famílias e a colaboração de várias entidades, entre as quais a Câmara de Idanha-a-Nova, representada pela vice-presidente. Idalina Costa, que esteve na génese da CPCJ local, felicitou os elementos da comissão restrita e alargada, e sensibilizou os participantes “para o trabalho da CPCJ na prevenção e combate aos maus-tratos de crianças e jovens”.
A iniciativa contou ainda com a participação de outros parceiros, como a União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, a Junta de Freguesia do Ladoeiro, o Agrupamento 326 do Corpo Nacional de Escutas (Idanha-a-Nova), da Escola Profissional da Raia, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro e a Guarda Nacional Republicana (GNR) – Posto Territorial de Idanha-a-Nova.