Edição nº 1846 - 29 de maio de 2024

António Tavares
Editorial

O Dia Mundial da Criança é comemorado no próximo sábado, 1 de junho, em Portugal e outros países do Mundo, enquanto noutros é assinalado a 20 de novembro. Mas, independentemente do dia, o objetivo é o mesmo “sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento”.
Mais, o Dia de Criança, tal como outros, deve, afinal, ser todos os dias, porque elas são o garante do nosso futuro e são elas que dão alegria e cor a um Mundo que muitas vezes é demasiado cinzento, com cada um a olhar para o seu umbigo.
Mas, em países como Portugal a realidade acaba por não ser risonha, porque este é um país envelhecido, cada vez com menos crianças. Infelizmente, em muitas localidades mais pequenas já é difícil, ou mesmo impossível, ouvir as correrias e os risos das crianças. Mesmo, nas cidades, por maiores que sejam, o número de crianças também é muito menor, com a agravante que em comparação com tempos que já lã vão, as crianças praticamente já não brincam nas ruas, pelos mais variados motivos.
A esperança é que se consiga inverter tudo isto, porque, vale sempre a pena recordar, como escreveu Fernando Pessoa, no poema Liberdade: “Grande é a poesia, a bondade e as danças…/Mas o melhor do Mundo são as crianças”.

29/05/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video