Edição nº 1848 - 12 de junho de 2024

Requalificação do Centro de Saúde da Sertã avança com financiamento do PRR

“Após uma luta de dois anos, finalmente obtivemos financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor superior a um milhão de euros, que nos permite avançar com a ampliação do Centro de Saúde da Sertã”, afirmou o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda. “É mais um passo dado, que nos deixa cada vez mais perto de concretizar esta obra estratégica e de extrema importância para o Concelho e para a região, que contribuirá decisivamente para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde”, sublinhou o autarca.
Carlos Miranda assinou dia 7 de junho, o contrato de financiamento relativo à requalificação do Centro de Saúde da Sertã. A assinatura decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra, numa cerimónia que contou com as presenças da ministra da Saúde, Ana Paula Martins; do ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida; da presidente da CCDRC; Isabel Damasceno; e da presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, André Trindade.
Ana Paula Martins destacou que “não se conseguem atrair e mobilizar profissionais e equipas de saúde sem boas instalações, sem bons equipamentos e sem modernização. É um fator de atratividade absolutamente fundamental”, sublinhou a governante, destacando a importância do reforço da medicina de proximidade, concluindo que “saúde é cada vez mais proximidade e, sem autarcas, não há proximidade”.
Esta ideia foi igualmente defendida por Manuel Castro Almeida, que referiu que a melhor solução para execução do PRR é “confiar nos autarcas para que este trabalho possa ser feito a tempo e horas”, pela proximidade e pela experiência no serviço às populações.
Isabel Damasceno sublinhou que a sua equipa está atenta ao cumprimento de prazos e resultados, reforçando que “o País está convocado para executar o PRR”. Assegurou ao ministro da Coesão que “pode contar com a Região Centro para executar o PRR”.
O apoio financeiro decorrente da assinatura do contrato totaliza 1.055.922,45 euros. A intervenção tem como objetivo a ampliação do Centro e a requalificação de alguns espaços, por forma a melhorar os serviços e as condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, e a possibilitar de forma mais funcional o cumprimento de planos de contingência. A intervenção também quer melhorar as condições de acessibilidade e tornar o edifício ambientalmente mais sustentável, através da introdução de medidas de eficiência energética.

12/06/2024
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video