Poesia de António Salvado recordada em Oeiras
A vida e a obra do poeta António Salvado são o tema da sessão de poesia que no próximo sábado, dia 22 de junho, a partir das 17 horas, vai ter lugar na Livraria Municipal Oeiras, Livraria Verney, organizada pela Associação Cultural Luchapa de Oeiras.
José Dias Pires, João Rasteiro e Alfredo Pérez Alencart falarão sobre a “original e densa a oficina poética Salvadiana” e da sua ação cultural em prol da difusão da poesia no espaço ibero-americano.
Falecido o ano passado, o poeta Albicastrense foi ensaísta, crítico, antologiador, tradutor e diretor de publicações. Está traduzido em castelhano, francês, italiano, inglês, ucraniano, japonês e romeno. Verteu para português, entre outros, os poetas Claúdio Rodriguez, Ricardo Paseyro e António Colinas. Licenciado em Letras, dividiu a sua vida profissional pelo ensino e pela museologia. José Fernando Delgado Mendonça, poeta e organizador da sessão afirma que “não é uma homenagem, mas sim a descoberta e a confirmação de uma obra ímpar que que se manteve distante do grande público mas que deve e vai continuar a ser lida e cada vez mais sentida”.