Trânsito no Montalvão é alvo de críticas
As alterações de trânsito em várias ruas da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco depois das obras de requalificação que foram alvo, estiveram debaixo de críticas, no período reservado à intervenção dos munícipes, na reunião pública da Câmara de Castelo Branco realizada na passada sexta-feira, 19 de julho.
João Pires denunciou que “ruas com a mesma largura, umas têm um sentido, outras têm dois”, mas chamou especialmente a atenção para a Rua José Farromba, que anteriormente tinha dois sentidos, mas agora só tem um, com o escoamento do trânsito fazer-se para a Estrada do Montalvão. Situação que João Pires considera perigosa, porque a “visibilidade para a esquerda e para a direita é nula e há muito trânsito”. Por isso, alertou para a grande quantidade de acidentes e adiantou que enviou uma mensagem de correio eletrónico para a Câmara, a 3 de junho, mas não obteve resposta, pelo que se deslocou á sessão pública do executivo, para “pedir que um responsável por esta área vá ao local”.
A intervenção foi registada pelo presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, e ainda na passada sexta-feira, 19 de julho, a autarquia enviou uma nota de Imprensa, na qual se pode ler que na sessão pública da Câmara, durante período reservado ao munícipes, “solicitou intervir o senhor João Pires, que alegou discordar das obras de requalificação de pavimentos e implementação de nova sinalização de trânsito na Rua José Farromba, em Castelo Branco, em virtude de um alegado aumento da sinistralidade no cruzamento desta rua com a Rua Estrada de Montalvão, estabelecendo uma subjetiva correlação entre essa sinistralidade e as ditas intervenções a que teriam procedido os Serviços Municipalizados de Castelo Branco”.
A Câmara adianta que “no seguimento, foi solicitado ao coordenador municipal de Proteção Civil e ao Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco o histórico de acidentes rodoviários ocorridos desde a data das intervenções municipais, a 20 de maio de 2024, no Bairro da Cruz do Montalvão, nomeadamente na área citada, até à presente data. Segundo resposta do Comando Distrital da PSP de Castelo Branco foi possível esclarecer que, desde a data indicada, nas artérias referenciadas, não existe qualquer registo de acidentes de viação”.
Na nota de Imprensa a Câmara adianta que “esclarecemos, ainda, que as citadas obras foram levadas a cabo após prévia consulta dos moradores daquele bairro e adequadas às pretensões suscitadas pela maioria dos interessados. Ainda assim, os Serviços do Município irão proceder, oportunamente, a nova avaliação e consulta junto da comunidade”.
AT