Edição nº 1857 - 14 de agosto de 2024

A GRANDE FESTA DO CICLISMO INTERNACIONAL
La Vuelta chega a Castelo Branco na próxima segunda-feira

Castelo Branco, na próxima segunda-feira, 19 de agosto, será a capital internacional do ciclismo, com um final de etapa da Volta a Espanha em Bicicleta, ou seja, da conhecida e famosa La Vuelta, que este ano começa em Portugal, que acolhe três etapas da prova, entre o próximo sábado e segunda-feira, 17 a 19 de agosto.
No próximo sábado, 17 de agosto, será disputado um contrarrelógio de 12 quilómetros, entre a Torre de Belém, em Lisboa, e a Praia da Torre, em Oeiras.
A segunda etapa, com 194 quilómetros, no próximo domingo, 18 de agosto, levará os ciclistas de Cascais até Ourém.
Já na próxima segunda-feira, 19 de agosto, será a vez de ser percorrida a terceira etapa, com 191,5 quilómetros, com os ciclistas a partirem da Lousã em direção a Castelo Branco, onde se prevê que os primeiros atletas cheguem à meta, na Avenida General Ramalho Eanes, cerca das 14h20. De referir que esta etapa, com um perfil de média montanha, contará com uma contagem de montanha segunda categoria, no Alto de Teixeira, e uma de quarta, no Alto de Alpedrinha.
Depois de Castelo Branco La Vuelta ruma a Espanha, onde terminará, a 8 de setembro, em Madrid, após serem cumpridas pelos 176 ciclistas de 22 equipas, 21 etapas e mais de 3.300 quilómetros.
De realçar é que esta é a segunda vez que Portugal recebe o início da La Vuelta, depois da estreia, em 1997, como forma de promoção da Expo 98. Além de Portugal, que foi o primeiro país a ter um início de La Vuelta fora de Espanha, ao longo da sua história a prova só teve mais três inícios fora de portas, dos quais dois nos Países Baixos, mais concretamente em Assen, em 2009, e em Utreque, em 2022, ao que se junta a etapa inaugural em Nimes, França, em 2017.
De destacar, também, que La Vuelta integra, a par do Tour de France e do Giro d’Italia, o trio das maiores provas de ciclismo a nível mundial.
La Vuelta de 2024 será a 78ª edição da prova, uma vez que entre a primeira edição, em 1935, e 2024 não foi disputada entre 1937 e 1940 devido à Guerra Civil Espanhola, em 1943 e em 1944, como resultado da II Grande Guerra Mundial; também não se realizou em 1949, e foi de novo interrompida entre 1951 e 1954.
De acordo com dados da organização La Vuelta envolve uma caravana de quase três mil pessoas e é transmitida pela Televisión Española (TVE) para 190 países, o que faz dela um veículo de promoção dos locais por onde passa.

Prova traz
constrangimentos
ao nível do trânsito
Castelo Branco, devido a ser um dos palcos de La Vuelta, terá vários constrangimentos ao nível do trânsito, nos próximos dias.
Assim, já na próxima sexta-feira, 16 de agosto, a partir das nove horas, será proibido estacionar na Rua Professora Maria Amália fevereiro, Avenida Cidade de Zhuhai e no parque de estacionamento junto ao Tribunal Administrativo (Edifício dos Emblemas). No mesmo dia, a partir das 19 horas, também será proibido estacionar na Avenida do Empresário.
No próximo sábado, 17 de agosto, a partir das 23 horas, passará a ser proibido estacionar na Avenida General Ramalho Eanes e na Rua Carreira de Tiro.
Já no próximo domingo, 18 de agosto, a partir das oito horas será proibido estacionar na Avenida Cidade de Zhuhai, e a partir das 15 horas na Avenida Infante Sagres e na Rua Dr. Henrique Carvalhão.
No que respeita a cortes de trânsito, no próximo domingo, 18 de agosto, a partir das 19 horas, a circulação automóvel será proibida na Avenida General Ramalho Eanes, na Avenida Infante Sagres e na Rua Henrique Carvalhão.
Isto enquanto na próxima segunda-feira, 19 de agosto, a partir das sete horas será proibido circular na Avenida General Ramalho Eanes, na Avenida Cidade de Zhuhai e na Rua Dr. Victor dos Santos Pinto. A partir das nove horas a circulação é cortada na Avenida do Empresário, Rua António Elias Garcia, Rua Dr. Henrique Carvalhão, Rua Rainha D. Amélia, Rua Irmãos Sena Esteves, Rua Professora Amália Fevereiro, Avenida Professor Egas Moniz e Rua José Farromba. Já a partir das 14h20 também será proibido circular na Rua da Ponte e na Rua Dr. Osório Vaz.
António Tavares

14/08/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video