Edição nº 1863 - 2 de outubro de 2024

Faleceu José Ribeiro Henriques fundador da Centauro

José Ribeiro Henriques, que fundou a Centauro, faleceu na passada quinta-feira, 26 de setembro. O empresário, que era natural dos Cunqueiros, Freguesia de Sobreira Formosa, Concelho de Proença-a-Nova, tinha 88 anos.
Recorde-se que o projeto Centauro nasceu a 19 de junho de 1978 com a constituição e registo da Empresa Castanheira, Henriques & C.ª Lda. A produção teve início em 1980. Em 1983 a empresa exportou os primeiros produtos para o Reino Unido.
Apostando sempre na opção estratégica que deu suporte à sua fundação a Castanheira Henriques especializou-se no fabrico de componentes para a indústria de refrigeração e ar condicionado, granjeando progressivamente a confiança dos grandes fabricantes nacionais de móveis frigoríficos e das empresas especializadas no projeto de construção de instalações frigoríficas.
Em 1988 a Castanheira Henriques comemorou em Castelo Branco os 10 anos de existência apresentando uma fábrica renovada com 6.500 metros quadrados de área coberta e uma gama completa, moderna e certificada de produtos para refrigeração e AVAC.
A necessidade de expansão e especialização a nível de produção levou à formação em 1992 da Centauro Portugal SGPS que juntou à casa mãe Castanheira Henriques (frio comercial) a Centauro Internacional (frio industrial) e a Brisa Nova (comercialização de produtos Centauro). As novas instalações da Centauro Internacional foram inauguradas em 4 de julho de 1992.
A Centauro Portugal SGPS é um grupo de empresas sediado em Castelo Branco, vocacionado para a conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de permutadores de calor e de equipamentos destinados à indústria de refrigeração, climatização e ar condicionado.
Atualmente, exporta regularmente para Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Noruega e Alemanha.
As cerimónias fúnebres realizaram-se na passa sexta-feira, 27 de setembro, na Sé Catedral de Castelo Branco, com o funeral a ter lugar no cemitério de Sobrainho dos Gaios.
A Câmara de Castelo Branco decretou um dia de luto municipal, na passada sexta-feira, 27 de setembro, pelo falecimento de José Ribeiro Henriques.
Já na Assembleia Municipal de Castelo Branco realizada esta segunda-feira, 30 de setembro, foi aprovado um voto de pesar e guardado um minuto de silêncio.

02/10/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video