INTEGRADO NO PROGRAMA EMPREGO +DIGITAL 2025
AEBB e Politécnico apresentam projeto Formação e Ação para a Transformação Digital
A AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa, apresentou, dia 2 de outubro, nas suas instalações de Castelo Branco, o projeto Formação e Ação de Transformação Digital, desenvolvido em consórcio com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), uma iniciativa integrada no programa Emprego+Digital 2025, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na sessão estiveram presentes, a presidente da AEBB, Ana Palmeira de Oliveira; o presidente do Politécnico, António Fernandes; e o diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco, Fernando Reinaldo Ribeiro, que sublinharam a importância desta iniciativa para a modernização e competitividade das empresas da região e das entidades ligadas à economia social.
Ana Palmeira de Oliveira destacou a importância do projeto, ao afirma que a transformação digital é uma das principais alavancas para o crescimento das empresas da Região, sublinhando que “com este projeto estamos a capacitar dirigentes, gestores e quadros superiores para integrarem soluções digitais, garantindo que as suas organizações estejam preparadas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades da transformação digital. Este é um passo fundamental para que as nossas empresas possam competir num mercado cada vez mais global e digitalizado”. Realçou ainda a importância do projeto para a implementação de mudanças nos processos de gestão e na adoção de novos sistemas de informação.
Por seu lado, António Fernandes destacou a parceria entre as duas entidades, como elemento chave para o sucesso da intervenção, referindo que o mesmo permite uma sinergia única entre o conhecimento académico e as necessidades reais do mercado empresarial.
O Politécnico assume um papel importante na execução do projeto, não apenas no que respeita ao saber fazer técnico, mas também, e em complementaridade com a AEBB, na capacidade de propor soluções práticas e aplicáveis às empresas.
Esta posição foi reforçada por Fernando Reinaldo Ribeiro, que destacou o envolvimento das escolas superiores Politécnico, nomeadamente a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco e da EST, na elaboração do referencial programático da componente de formação, bem como a indicação de docentes para ministrar alguns módulos formativos.
Um dos aspetos mais inovadores do projeto é o acompanhamento especializado de uma equipa de formadores, que em conjunto com a AEBB e as empresas/entidades envolvidas, identificará as necessidades, elaborará um diagnóstico detalhado e desenvolverá um plano de ação personalizado.
Ana Palmeira de Oliveira acrescentou ainda a realização de sessões de divulgação do projeto em várias localidades da região, nomeadamente, na passada quinta-feira, 3 de outubro, nas instalações da AEBB, na Covilhã, e no dia 15 de outubro, a partir das 18h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.
Os interessados no projeto podem contactar a AEBB através do telefone 272340250 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço eletrónico [email protected].