AMPLIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
Câmara lança concurso
A Câmara de Vila Velha de Ródão aprovou, por unanimidade, na reunião de 27 de setembro, o lançamento do concurso público para a construção de um novo edifício para acolher os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. A obra representa um investimento de 2.356.380 euros e vai receber um apoio superior a dois milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O presidente da Câmara Luís Pereira, realça que “é com enorme satisfação que procedemos ao lançamento desta obra, que representa o maior investimento de sempre feito pelo Município e nos permite acomodar, em condições de conforto e segurança, o número crescente de alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas, registado nos últimos anos e a que se juntou, já este ano, a oferta do Ensino Secundário”.
Luís Pereira considera o apoio obtido ao abrigo do PRR como “um reconhecimento dos esforços feitos pelo executivo no que respeita à fixação de famílias e jovens no Concelho”.
A empreitada vai permitir a criação de seis novas salas de aula, com capacidade para 150 alunos, de uma sala polivalente/auditório, de um laboratório e ainda de cinco gabinetes de apoio, nomeadamente, para apoio psicológico, terapia da fala e três gabinetes de trabalho. A obra tem um prazo de execução previsto de 365 dias, sendo espectável que possa ter início antes do final do ano letivo.
Este é o primeiro de um conjunto de investimentos que vão ser promovidos pela autarquia até ao final próximo ano na área da habitação e da requalificação urbana e de entre os quais se destacam, por exemplo, o aumento do parque habitacional através da reabilitação de imóveis para arrendamento acessível e da construção de novos loteamentos em várias freguesias do Concelho; a requalificação urbanística da Rua da Estradas e de outras estradas do Concelho; a construção do Centro Operacional Municipal de Proteção Civil; ou a requalificação do Lagar de Varas, uma obra que conta com o apoio da Linha +Interior Turismo do Turismo de Portugal, sendo que o concurso público foi também aprovado na reunião do executivo de 27 de setembro.