Edição nº 1866 - 23 de outubro de 2024

Patrícia Coelho rebate críticas à Semana Municipal da Juventude

A Semana Municipal da Juventude, que decorreu de 20 a 29 de setembro, no Parque Urbano da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, esteve no centro das atenções, na intervenção da vereadora Patrícia Coelho do Partido Socialista (PS), na sessão pública da Câmara de Castelo Branco realizada na passada sexta-feira, 18 de outubro.
Patrícia Coelho fez um balanço da atividade, com o objetivo de rebater as críticas que lhe foram feitas. Para isso começou por recordar “dois adjetivos que foram usados na Assembleia Municipal e que me deixaram intrigada. A «pobre» Feira do Livro que este ano contou com mais três livreiros/editores em relação à edição de 2023, a «barraca» onde o gaming voltou a estar presente e que foi, mais uma vez, um sucesso e onde foi desenvolvida, pela primeira vez, em Castelo Branco uma «fraca» Fera de Emprego e Empreendedorismo Jovem”. Tudo isto, para afirmar que “o problema que se põe aqui não é ser «pobre» ou ser «fraca» é a presunção e a convicção que as ideologias de quem o diz tem e que tentam passar para a sociedade”.
Patrícia Coelho destacou, mais à frente, que “a Semana Municipal da Juventude começou a ser preparada em janeiro deste ano., fizeram-se várias reuniões, inclusive com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) que foi chamado a participar e dar contributos para a mesma. A FNAJ, CNJ, IPDJ, Movijovem, parceiros deste evento, à semelhança do ano passado, consideram um jovem a pessoa com idade entre os 12 e os 29 anos, eu preciso tentar perceber algo que me intriga e que não sei como trazer para esta história. A única força política deste concelho que não tem um jovem a representá-la neste intervalo de idades no CMJ é o SEMPRE - Movimento Independente. Será que não já jovens por aí? Será que não lhes querem dar voz. Será que a interpretação de pobre e fraca é a mesma de uma pessoa adulta em relação à de um jovem?”, questionou.
Ainda neste enquadramento, Patrícia Coelho realçou, mais à frente, que “o CMJ nomeou um representante, por acaso um jovem, à séria, daquele com idade entre os 12 e os 29 anos, foi várias vezes convidado a participar em reuniões, onde esteve quase sempre presente. Foi pedido que desse ideias e nos ajudasse a dinamizar a FEEJ e as outras dinâmicas da SMJ, tivemos que dizer chega, por que foi uma barraca a falta de proatividade. O mesmo não se pode dizer dos 29 jovens voluntários que estiveram a fazer voluntariado com a equipa técnica municipal que esteve on neste evento”.
Pelo meio Patrícia Coelho referiu-se às atividades realizadas e às entidades envolvidas, para revelar que a “já começámos a preparara a Semana Municipal da Juventude de 2025”.
Focada na juventude destacou também que “este município, pelo segundo ano consecutivo, obteve o galardão de Município migo da Juventude. É um dos três municípios da Zona Centro do País com Cartão Jovem Europeu Municipal, o que significa que não só apoios municipais que os jovens têm com este cartão, são mais de 40 mil vantagens europeias, das quais quatro mil são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas”. Nesta área avançou que “continuamos a trabalhar em prol dos jovens e para que posamos aumentar as vantagens municipais, já que as nacionais e europeias são da responsabilidade da Movijovem, já temos mais novidades municipais a publicar brevemente”.
Por outro lado, destacou que “precisamos e nos aproximar dos jovens, de falar com eles e por esse motivo criámos em setembro as redes sociais da juventude. Sabemos que eles ligam pouco ao Facebook e, por isso, demos importância ao Instagram”, revelando que “nas duas últimas semanas de setembro alcançamos 11.224 contas nesta rede social”.
AT

23/10/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video