Festa das Varas do Fumeiro celebra o enchido nas Aranhas
A Festa das Varas do Fumeiro decorreu de 24 a 26 de janeiro, nas Aranhas, Concelho de Penamacor, com a finalidade de destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa, como, por exemplo, o enchido. O evento pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores daquela aldeia.
Este ano a Festa das Varas do Fumeiro, a exemplo de anos anteriores, contou com animação de rua, concertos, animação infantil e, como não podia faltar, muita gastronomia. Do programa, destaque para os concertos de Flávia Pereira e Magenta, dia 24 de janeiro, e Rosinha, dia 25 janeiro. Também no dia 25 teve lugar o momento alto da iniciativa, com o Desfile das Varas e Leilão do Fumeiro, acompanhado pelo cantar das Janeiras. Dia 26 de janeiro a 24.ª edição do Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico local, foi cancelado, devido às condições meteorológicas adversas.
Durante a inauguração, o presidente da Junta de Freguesia de Aranhas, Luís Vaz, deu as boas-vindas a todos os que se deslocam a Aranhas para se deliciarem com a gastronomia local, agradecendo, ainda, a todos os que apoiaram o evento ao longo dos anos.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, defendeu que o evento tem encanto e beleza com este formato e afirmou que “passeamos nos becos e nas tasquinhas. Muitas casas abrem para este fim de semana e muitas já estão potenciadas para outro tipo de utilização, o que era um dos objetivos do evento, além da promoção do enchido”. O autarca acrescentou que a Festa tem todas as condições para crescer e acrescentou que “este ano, há muito fumeiro na Freguesia e agradeço também a todos os que produzem fumeiro, porque foi para isto que o evento começou. Penso que o evento tem muitas condições para crescer e continuar no futuro”.
O Largo da Igreja teve disponível, durante os três dias, a Casa da Fotografia com animação infantil, pinturas faciais e atelier simulativo do enchido. A animação itinerante esteve garantida pelas Concertinas do Vale do Tejo, Os Polícias do Fumeiro, Os Folkings, os Trovadores da Beira, Bombos de Penamacor, Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra, Titanha & Tia Olívia, Bordões da Beira, Orquestra de Acordeões da Academia de Música e Dança do Fundão e pelos alunos do Polo de Penamacor da mesma escola, pelos Picadinhos da Concertina, pelos Trelinkómartelo, pelos Fanfarrões da Beira, pelos Viravadio, pelas Zabumbas de Alpedrinha, pelo duo musical Diogo Acordeonista e Marco Marques, pelos Fotógrafos do Fumeiro e por Frederico Alves & Amigos do Fole.