Edição nº 1887 - 19 de março de 2025

Pedro Crisóstomo é o novo presidente da ACICB

A ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa elegeu os novos órgãos sociais para o quadriénio 2025/2025, na passada quarta-feira, dia 12 de março, data em que também viu as contas relativas a 2024 serem aprovadas, por unanimidade, na Assembleia Geral, que decorreu nas instalações da Associação localizadas na Avenida Nuno Álvares, em Castelo Branco.
O ato eleitoral decorreu no período da tarde, entre as 15 e as 20 horas, havendo apenas uma lista a sufrágio, na qual a Direção é encabeçada por Pedro Crisóstomo que sucede a Sérgio Bento no comando da Associação. O presidente eleito manifestou o seu agradecimento pela confiança depositada nesta lista que se assume de “continuidade perante o trabalho desenvolvido pelos presidentes que o antecederam no cargo, Sérgio Bento, Adelino Minhós e Alfredo da Silva Correia”.
Pedro Crisóstomo realçou que “é com enorme sentido de responsabilidade e com sentido de privilégio que todos nós tentaremos acompanhar aquilo que tem sido o rumo desta associação que tem 114 anos e tem sido tão bem liderada. É uma associação prestigiada, é uma associação reconhecida e valorizada por todos nós, uma associação que tem um papel muito relevante quer pela formação ministrada pela Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), quer no apoio aos empresários e é, por isso, um orgulho”.
Os resultados do ato eleitoral foram apresentados ao início da noite, em Assembleia Geral, onde também foram apresentadas as contas relativas a 2024 que terminou com um saldo positivo superior a 3.100 euros, valor que transitará para o fundo associativo da ACICB, após aprovação unânime pela assembleia.
Acompanhado pelos órgãos sociais da ACICB, Sérgio Bento, presidente da Direção, deu a conhecer o relatório das atividades realizadas pela Associação em 2024. O dirigente destacou a passagem da ACICB por todos os concelhos da sua área de abrangência “para apresentação do projeto ACELERAR2030, o qual tem tido muita adesão por parte dos empresários da nossa região, uma vez que nos permite auxiliá-los a alavancar ou a impulsionar a sua presença on-line de forma totalmente gratuita”.
Outra das iniciativas realizadas em 2024 e que mereceu destaque foi o reforço da ligação entre a Associação e a Câmara de Oleiros, “no âmbito da realização de sorteios mensais, na iniciativa Oleiros Abraça o Comércio Local”.
Sérgio Bento evidenciou ainda a atuação da ETEPA, propriedade da ACICB, e a mudança na Direção Pedagógica que teve lugar na última transição de ano letivo, enaltecendo o “legado deixado por João Ruivo que muito nos orgulha e que abre portas à continuação de um excelente trabalho por Patrícia Nunes que o sucedeu no cargo”.
O terceiro ponto da ordem de trabalhos debruçou-se sobre a apresentação do plano de atividades e respetivo orçamento para 2025. Neste ponto, para além de fazer referência às principais atividades que a ACICB se propõe a realizar este ano, Sérgio Bento destacou “o Roteiro Empresarial com destino ao Japão e que já tem um elevado número de empresários inscritos”. Tanto o plano de atividades como o orçamento para 2025 foram aprovados por unanimidade.
O quarto ponto da ordem de trabalhos incidiu na deliberação sobre os valores das joias e quotas, sendo que após dois anos sucessivos de aumento no valor das quotas mensais foi aprovada, por unanimidade, a manutenção dos valores atualmente praticados.

19/03/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video