Edição nº 1888 - 26 de março de 2025

POLÍTICA
SEMPRE acusa Câmara de “propaganda desenfreada”

O SEMPRE – Movimento independente acusa a Câmara de Castelo Branco de “propaganda desenfreada”, com “com milhares de euros gastos”.
A acusação foi feita em conferência de Imprensa realizada esta segunda-feira, 24 de março, com Luís Correia a realçar “a criticável atuação do Município, nomeadamente de quem o dirige, o presidente”.
Como exemplos da propaganda, Jorge Pio falou “no vídeo exibido, no passado dia 20 de março, durante a cerimónia de comemoração do aniversário da cidade”, para defender que “discordamos que alguém se aproprie do aniversário da cidade para fazer propaganda política”, porque “poderia ser claramente um vídeo apresentado num qualquer comício partidário”.
Jorge Pio acrescentou que “o que deveria ser um momento de promoção de Castelo Branco, com foco nas suas potencialidades e o seu posicionamento, transformou-se em algo redutor. O que foi exibido foi o balanço de um mandato, com muitas obras anunciadas e por concretizar. Um vídeo de promessas e mais promessas de projetos a executar”, o que considera ser “pura campanha eleitoral”.
Jorge Pio recordou também a apresentação, no final de janeiro, da apresentação de José Luís Carneiro, para questionar “qual o propósito da Câmara divulgar nos meios de comunicação do Município uma opinião de um dirigente socialista sobre um tema da atualidade”, referindo-se à questão do helicóptero baseado no Aeródromo de Castelo Branco. Tudo, para perguntar se “neste caso não deveriam ser ouvidos outros dirigentes partidários”, para avançar que “confunde-se o papel do autarca com o do partido”, o que classifica como “algo abusivo, inadmissível e pouco democrático”.
Outro exemplo apresentado foi o da Revista Municipal de Castelo Branco, referindo-se-lhe como “uma revista que mais não é do que outro braço armado na propaganda socialista”. Jorge Pio recordou que “já denunciamos esta situação no passado. Voltamos a denunciar, porque entendemos ser abusivo que, em data próxima de eleições Legislativas e Autárquicas, se recorra a estes meios de propaganda eleitoral”. Salvaguardou que “não estamos contra a existência de uma revista municipal, mas estamos contra a linha editorial da mesma: uma narrativa tendenciosa que defende, única e exclusivamente, a narrativa do presidente da Câmara e que, por vezes, não corresponde a informação esclarecida”.
Para sustentar esta posição Jorge Pio deu o exemplo de vários artigos da Revista, com Luís Correia a focar-se na entrevista à administradora dos Serviços Municipalizados Água, Saneamento e Resíduos Urbanos de Castelo Branco, Sónia Mexia, para afirmar que “pelo que se sabe a senhora administradora vai integrar a lista do Partido Socialista (PS), apara a Câmara, nas eleições Autárquicas. O que temos aqui é a promoção da pessoa”.
No decorrer da conferência de Imprensa, Jorge Pio sublinhou que “este é um caminho que devemos combater enquanto eleitos, no papel de oposição. Devemos denunciar este tipo de práticas” e avançou que “ter opinião contrária ou perspetivas diferentes é saudável em democracia e é algo que deve ser respeitado” e sublinhar que, “além disso, pretende-se instalar uma ideia de que quando se critica esta postura está-se contra Castelo Branco e os Albicastrenses”, o que afirma ser “um perigoso populismo”.
António Tavares

26/03/2025
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video