Edição nº 1890 - 9 de abril de 2025

PARA O QUADRIÉNIO 2025-2029
Pedro Crisóstomo assume presidência da ACICB

Os órgãos sociais da ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa para o quadriénio 2025-2029 foram empossados no passado sábado, 5 de abril, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Na abertura da sessão, o ainda presidente da ECICB, Sérgio Bento, realçou que “este é o tempo do Pedro Crisóstomo e da sua nova equipa”, para de seguida proceder à entrega do Diploma de Mérito a Adelino Minhós e a Alfredo da Silva, ex-presidentes da ACICB.
Ainda antes de tomar posse Pedro Crisóstomo, aproveitando a presença de Pedro Machado, realçou que “o turismo é o motor, porque onde há turismo há comércio, há empresas, há emprego, há pessoas, há riqueza”.
Isto, para logo de seguida realçar a importância do “apoio dos municípios, para afirmação da Beira Baixa”.
Pedro Crisóstomo destacou também que “vivemos outros tempos, outros desafios”, para assegurar que “a nossa vontade de lutar se mantém, tal como há 114 anos”, aquando da fundação da Associação.
Já com o foco no mandato que agora tem início, afirmou que “temos a noção rigorosa e exigente daquilo que nos espera”, numa associação “com mais de 900 associados” e não deixou de sublinhar que “a ACICB se sente orgulhosa da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), que é propriedade da ACICB e na qual vamos continuar a apostar”.
Pedro Crisóstomo avançou igualmente que ao longo do mandato “vamos incentivar os associados a apostar na modernidade” e destacou a importância de “incentivar o crescimento económico real”, bem como “o investimento público”.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, também com os olhos do turismo, apontou para a importância de “criar condições para ter mais turistas”, assim como “uma presença mais forte da restauração e da hotelaria”.
No que respeita à ACICB Leopoldo Rodrigues afirmou ter “a certeza absoluta que esta será um interlocutor com a Câmara, para apoiar os nossos comerciantes”, tanto mais que “a Câmara tem a responsabilidade de ser um elemento dinamizador do território”.
Por seu lado, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, chamou a atenção para o “desafio que é a transição digital”, recordando que “esta foi uma condição que a pandemia nos trouxe”.
João Lobo também se referiu à importância da formação, apontando para o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a complementaridade que existe entre a ACICB e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), tanto mais que considera fundamental que “o turismo, a restauração, o comércio local, entre outros trabalhem em rede”.
Por seu lado, Pedro Machado, que começou por recordar “os 20 anos dedicado a este território”, enquanto presidente do Turismo Centro de Portugal, avançou, agora como secretário de Estado do Turismo, que “o turismo em Portuga é uma indústria muito poderosa”, adiantando, por exemplo, que no País há 500 mil trabalhadores ligados ao turismo e 700 mil ao comércio.
Pedro Machado que mais à frente defendeu que “precisamos crescer em valor, crescer com equilíbrio e crescer em sustentabilidade”.
António Tavares

09/04/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video