DE QUARTA A SEXTA-FEIRA, 21 A 23 DE MAIO
Festival A Língua Toda regressa
A Língua Toda – Festival de Língua Portuguesa regressa a Castelo Branco, em formato reduzido, com três dias, que são esta quarta, quinta e sexta-feira, 21 e 22 e 23 de maio, de encontros, conversas, leituras e distribuição de livros pelos leitores.
A Língua Toda 2025 é uma produção conjunta da Alma Azul e da Câmara de Castelo Branco, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
Do programa há a destacar a presença de Patrícia Portela, que apresentará dois dos seus livros, dias úteis e Hífen, este distinguido com o Prémio Ciranda 2022, que autora recebeu em Castelo Branco.
A sua participação no A Língua Toda 2025 será esta quarta-feira, 21 de maio, às 18h15, iniciando a sua presença em Castelo Branco com uma homenagem a José Cardoso Pires, autor nascido na Beira Baixa e de quem se assinala este ano, o centenário do seu nascimento.
Recorde-se que a Alma Azul convidou Patrícia Portela a residir, em abril, na Casa do Salto do Lobo, na Serra da Estrela, onde José Cardoso Pires escreveu a sua obra-prima, O Delfim.
O início do Festival realiza-se com dois autores que nasceram em 1925, que são Daniel Filipe e José Cardoso Pires.
Também esta quarta-feira, 21 de maio, às 22 horas, José Manuel Castanheira, juntamente com Patrícia Portela serão os protagonistas de um Diálogo Artístico em que as várias artes se encontram, através das suas experiências pessoais que vão desde a cenografia à encenação, das artes plásticas à literatura.
Esta quinta-feira, 22 de maio, realiza-se a Conversa com Jaime Rocha, poeta, ficcionista e dramaturgo com uma longa carreira que iniciou na Nazaré de onde é natural.
O Encontro com Jaime Rocha terá um convidado especial para as leituras, o ator e encenador Paulo Campos dos Reis.
Também esta quinta-feira, 22 de maio, às 22 horas, A magia que tira os pecados do mundo, livro de Alberto Pimenta, que os Livros Cotovia editaram em 1995, há precisamente 30 anos, terá no Cine-Teatro Avenida um momento de celebração e homenagem.
Na próxima sexta-feira, 23 de maio, A Língua Toda 2025 recebe Carlos Mendes de Sousa, da Universidade do Minho, para a conversa Clarice Lispector - Escritora, Pensadora ou Mito?
A encerrar A Língua Toda 2025, às 21h30, será apresentado o filme de Luiz Fernando Carvalho, A Paixão Segundo G. H., a partir do romance homónimo de Clarice Lispector.
Todas as sessões de A Língua Toda 2025 terão entrada gratuita, incluindo para o filme, na sala do Cine-Teatro Avenida, que acolherá, no seu foyer, todos os encontros, conversas e leituras.