Edição nº 1896 - 21 de maio de 2025

O PSD denuncia intervenção superficial no parque de estacionamento da Devesa

A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco revela, em comunicado de Imprensa, “a sua preocupação relativamente à decisão da Câmara de Castelo Branco de avançar com um investimento no valor estimado de 253 mil euros para a instalação de um teto falso no parque de estacionamento subterrâneo da Devesa, com o objetivo de mitigar os efeitos visíveis de infiltrações e humidade existentes no teto daquela infraestrutura”.
Para os social democratas “esta intervenção, tornada pública através do anúncio de abertura de concurso público publicado no passado dia 2 de maio de 2025 em Diário da República, levanta sérias reservas quanto à sua adequação e utilidade prática”, uma vez que “ao optar por uma solução que se limita a encobrir os sinais exteriores do problema, a autarquia demonstra, mais uma vez, uma preocupante tendência para privilegiar respostas de natureza estética e paliativa, em detrimento de soluções estruturais, duradouras e verdadeiramente eficazes”.
Assim é realçado que “a colocação de um teto falso não resolve, em circunstância alguma, as causas profundas da infiltração de águas e da deterioração progressiva da estrutura do parque. Pelo contrário, esta opção poderá dificultar significativamente a monitorização da evolução das anomalias existentes, nomeadamente o aparecimento de novas fissuras, sinais de humidade, ou fragilização de elementos estruturais, o que coloca em causa a segurança futura da infraestrutura e dos seus utilizadores. A ocultação dos sinais visíveis de degradação não elimina o problema, apenas o adia e, eventualmente, agrava”.
O PSD adianta ainda que “importa também sublinhar que as deficiências que agora se pretendem camuflar com esta solução superficial são conhecidas há vários anos. Este é um problema que foi identificado e reportado em diversos momentos ao longo da vida útil desta infraestrutura. Se a solução fosse a instalação de um teto falso, já poderia ter sido executada pelo atual executivo camarário ao longo dos quase quatro anos de mandato”, para concluir que “o facto de só agora ser concretizada, em pleno ano de eleições Autárquicas, gera fundadas dúvidas quanto à oportunidade desta intervenção e às reais motivações políticas que lhe estão subjacentes”.
O PSD Castelo Branco “entende que os recursos públicos devem ser aplicados de forma responsável e transparente, orientados para o interesse duradouro da comunidade e não para estratégias de curto prazo com objetivos de natureza eleitoralista. Medidas como esta revelam uma preocupante falta de visão e de compromisso com a reabilitação séria e tecnicamente sustentada do património público municipal”, pelo que “solicita à Câmara a reconsideração desta opção, promovendo antes uma intervenção que identifique e resolva, de forma definitiva, as origens das infiltrações e a estabilidade da infraestrutura em causa”.

21/05/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
23/05
Violent Dancers e o Coletivo 127Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains
tituloNoticia
24/05
Margem de ErroCasa do Povo de Alcains
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
23/05 a 24/05
XVII FITUCBCastelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video