AD ELEGE DOIS DEPUTADOS, PS UM E CHEGA UM
AD vence no Distrito com pesada derrota do PS
A AD – Coligação PSD/CDS foi a mais votada no Distrito de Castelo Branco, nas eleições Legislativas do passado domingo, 18 de maio, pintando-o de laranja. Nos 11 concelhos do Distrito, a maioria, sete, são agora da AD, com o Partido Socialista (PS) a ficar apenas com quatro. Ou seja, há uma inversão de posições, uma vez que nas Legislativas do ano passado, a AD, com o PSD, CDS-PP e PPM venceu em quatro concelhos e o PS em sete.
De realçar, também é a subida do Chega, que foi a segunda força partidária mais votada em três concelhos, que foram Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila de Rei.
Como resultado destas eleições, dos quatro deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, a AD fica com dois deputados, Pedro Reis e Ricardo Aires, mais um que no ano passado. O PS fica com um, Nuno Fazenda, ao perder um, como já tinha acontecido no ano passado. Isto, enquanto o Chega mantém o deputado eleito em 2024, João Ribeiro.
Na comparação das Legislativas de 2024 com as deste ano, em termos de resultados, a AD, embora se trate de coligações com integrantes diferentes, sobe a votação de 28,45 para 32,30 por cento, ou seja, mais 3,8 por cento. Em sentido contrário, o PS desce de 34,22 para 28,59 por cento, o que representa menos 5,63 pontos percentuais. Já o Chega também aumenta a votação, ao passar de 19,52 para 23,36 por cento, o que revela uma subida de 3,84 por cento.
O Distrito de Castelo Branco, refira-se, fica maioritariamente pintado de laranja, depois da AD vencer em sete dos 11 concelhos, mais concretamente em Castelo Branco, Fundão, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, ultrapassando assim a barreira da Zona do Pinhal, que é caracteristicamente laranja.
Distrito que fica menos rosa, com o PS a dominar apenas em quatro concelhos, que são Belmonte, Covilhã, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
O Chega continua a ser a terceira força partidária mais votada, havendo a salientar, no entanto, que reforça a sua posição, aproximando-se do PS.
O quarto partido mais votado é a Iniciativa Liberal (IL), que sobe uma posição, trocando de lugar com o Bloco de Esquerda (BE), que dá um tombo para o oitavo lugar.
Quem também sobe é o Livre, que passa do sétimo para o quinto lugar.
Por seu lado, a Coligação Democrática Unitária (CDU), com o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV), mantém a sexta posição.
Quem também sobe uma posição é o Alternativa Democrática Nacional (ADN), ao passar para sétimo.
O Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN) mantém a mesma posição, a nona.
António Tavares