Sangue do Chão ganha prémio de Melhor Música no Festival Nacional da Canção Rural
A Câmara de Castelo Branco conquistou o prémio de Melhor Música, na quarta edição do Festival Nacional da Canção Rural, com o tema Sangue do Chão, protagonizado por Joana Teixeira, na voz e guitarra portuguesa, acompanhada por Rui Marques, na viola beiroa; João Nunes, no acordeão; Horácio Pio, no baixo; e André Pires, no adufe.
O Festival Nacional da Canção Rural realizou-se dia 28 de junho, no Pavilhão de Eventos de Borba, e foi organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, contando com o apoio do programa Wine in Moderation, da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da Câmara de Borba, no âmbito da programação da Cidade do Vinho 2025.
A iniciativa reuniu intérpretes de vários pontos do País, com o objetivo de celebrar e valorizar a música tradicional, a ruralidade e as tradições ligadas à cultura da vinha e do vinho e, simultaneamente, estimular a composição de temas musicais que contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.
Em concurso, estiveram 14 concorrentes em representação das câmaras de Alenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior e Viana do Castelo.
A vencedora foi a Câmara de Rio Maior, com a canção Marcha da Vindima, seguindo-se Praia da Vitória, com Amor de Lava e Vinho, e Cantanhede, com Tinta da Bairrada.
O prémio de Melhor Música foi para Castelo Branco, com a canção Sangue do Chão, enquanto o de Melhor Letra foi para Angra do Heroísmo, com A Casta do Benquerer, e o de Melhor Interpretação para a Mealhada, com Saudades de Ti.