CANDIDATURA À CÂMARA
José Carlos Fernandes apresenta eixos
O candidato do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara da Sertã, nas eleições Autárquicas de 12 de outubro, José Carlos Fernandes, apresentou publicamente a sua candidatura, com o lema Ser Sertã.
José Carlos Fernandes começou por realçar que “durante os últimos anos, a Sertã tem vivido de ilusões. A realidade é dura: temos um concelho que envelhece sem resposta, jovens que partem sem retorno e freguesias que são tratadas como secundárias”, considerando que “é hora de mudar”.
Para isso apresentou um plano estratégico com seis eixos, com o primeiro a respeitar ao desenvolvimento económico sustentável, no qual defende que “precisamos de criar condições reais para atrair investimento, apoiar quem aqui quer empreender e revitalizar espaços e infraestruturas que hoje estão subaproveitados”.
No que respeita à juventude, assegurou que vai ter pela primeira vez um pelouro”, bem como que “queremos criar oportunidades para que os jovens possam estudar, trabalhar, viver e desenvolver os seus projetos na Sertã.
Quanto à educação afirmou que “o futuro do Concelho depende da forma como conseguimos preparar as nossas crianças, jovens e adultos para os desafios de amanhã. A aposta na educação deve ser transversal, desde o reforço do apoio escolar à dinamização de parcerias com instituições do Ensino Superior e centros de formação”.
Já no eixo da saúde preventiva e atividade física, avançou que “vamos criar condições para a fixação de médicos, com medidas realistas. Queremos acima de tudo fixar os nossos jovens que apostam na formação em Medicina”, bem como que “queremos criar dinâmicas que aproximem os cuidados de saúde das populações, especialmente nas zonas mais isoladas, e que incentivem a prática regular de atividade física em todas as idades”.
Na área da ação social, José Carlos Fernandes defendeu que “a coesão social deve traduzir-se em respostas concretas às necessidades da população mais vulnerável, seja ao nível da habitação, da alimentação, da inclusão social ou do apoio às famílias e cuidadores. O combate ao isolamento e a promoção da solidariedade entre gerações são fundamentais para termos um concelho mais justo e humano”.
No eixo da cultura e tradições realçou que “a identidade da Sertã vive na sua cultura, nas tradições, no património e na memória das suas gentes. Valorizá-la é mais do que preservar. É dar-lhe vida, é promovê-la dentro e fora do Concelho, é envolver todos os que têm paixão por manter viva a nossa herança”.
José Carlos Fernandes apresentou ainda como compromissos que passam por “refeições escolares gratuitas para a educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo; Gabinete de Apoio ao Idoso, para a resolução das questões mais prementes da terceira idade; valorização das zonas industriais”.