Livro dá a conhecer vida e obra do Oleirense Alfredo Moreira
O livro Alfredo Moreira - de Marçano a Milionário, da autoria de João Moreira dos Santos foi apresentado dia 2 de agosto, no Pavilhão Raízes, no âmbito da Feira do Pinhal, em Oleiros.
A obra de João Moreira dos Santos, que é sobrinho de Alfredo Moreira, dá a conhecer, para além da sua biografia, o empenho e dedicação a causas sociais, dando início, no seu grupo empresarial, a um processo que se veio a generalizar, construindo cantinas e refeitórios para os seus operários e colaboradores.
Enquanto Oleirense, dedicou muito do seu tempo e energia às carências do Concelho, convidando e acompanhando decisores locais, políticos e governantes da época, mostrando-lhes as reais necessidades do Concelho e disso fazendo eco na Imprensa regional e nacional, tirando do quase anonimato um dos maiores concelhos do País, em área.
No livro, encontram-se detalhadas e documentadas algumas das mais relevantes conquistas.
A ligação de Oleiros a Castelo Branco e a Coimbra via Foz do Giraldo, encurtando em cerca de 40 quilómetros a distância à capital de distrito, Castelo Branco; um posto médico, com várias valências, incluindo uma sala para cirurgias, edificado em Álvaro, sede de freguesia da aldeia onde nasceu, Sarnadas de Cima, um dos lugares de Sarnadas de Álvaro.
Alfredo Moreira rumou a Lisboa com 12 anos, tal como muitos outros seus conterrâneos, começou por ser marçano e chegou a milionário.
Foi empreendedor na indústria alimentar, na finança e na Comunicação Social, respetivamente no universo da Companhia Industrial de Portugal e Colónias, na seguradora Soberana e no grupo do Diário de Notícias.
Passou pela política, sendo vereador na Câmara de Lisboa e foi distinguido com várias comendas, pela sua dedicação a causas sociais e pelo seu empreendedorismo.
Nascido a 1 de fevereiro de 1894, e com vários projetos em curso, faleceu com 53 anos, acometido de uma leucemia fatal. O seu funeral mereceu honras de estado.