Edição nº 1911 - 10 de setembro de 2025

NATURAIS DOS CONCELHOS DE OLEIROS E PROENÇA-A-NOVA
Tragédia no Elevador da Glória faz duas vítimas do Distrito

A tragédia do descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na passada quarta-feira, 3 de setembro, provocou a morte de duas pessoas naturais do Distrito de Castelo Branco.
Uma das vítimas mortais foi o guarda-freio do elevador, André Jorge Gonçalves Marques, que era natural de Sarnadas de São Simão, Concelho de Oleiros, e pai de dois filhos menores de idade.
A outra vítima mortal natural do Distrito foi Ana Paula Delgado Matos, que era natural da Aldeia do Vergão, no Concelho de Proença-a-Nova, era funcionária da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e tinha uma filha.
Recorde-se que o acidente com o Elevador da Glória, que é gerido pela Carris e que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros, sendo uma das grandes atrações turísticas de Lisboa, se registou dia 3 de setembro, às 18h04, com o alerta a ser dado às 18h08, com os primeiros meios de socorro a chegarem à Calçada da Glória às 18h11.
Do acidente, que envolveu pessoas de 10 nacionalidades, resultaram 16 mortos e 23 feridos, alguns deles em estado grave, sendo que devido ao sucedido o Governo decretou um dia de Luto nacional, na passada quinta-feira, 4 de setembro, enquanto a Câmara de Lisboa declarou três dias de Luto Municipal.

10/09/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video