JOSÉ HENRIQUES É O CANDIDATO À CÂMARA
Iniciativa Liberal apresenta candidatos e eixos estratégicos
A Iniciativa Liberal (IL) apresentou, no passado sábado, 6 de setembro, na Praça Académica, na Zona Histórica de Castelo Branco, os candidatos às eleições Autárquicas de 12 de outubro, no Concelho de Castelo Branco.
O candidato à Câmara, José Henriques, realçou que “se é verdade que eu sou a cara e a voz deste movimento, não é menos verdade que atrás de mim tenho uma equipa de mais de 140 pessoas que deram a cara e o nome e a sua disponibilidade para enfrentar uma luta política que se avizinha difícil, mas ao mesmo tempo excitante e motivadora”.
José Henriques que fez questão de recordar que “a IL de Castelo Branco foi a primeira força política, ainda em fevereiro deste ano, a apresentar a candidatura à Câmara, os cabeças de lista à Câmara, à Assembleia Municipal e à Junta de Freguesia de Castelo Branco. Fomos também os primeiros a apresentar, já durante o verão, a nossa número dois, Sara Brito Filipe, e o nosso número três, Nuno Belo, muito à frente de todas as outras forças políticas”.
Já focado no programa autárquico, revelou que tem “136 medidas” e destacou algumas que considerou que “são realmente disruptivas e diferentes. Medidas que visam os nossos cinco eixos estratégicos”.
No que se refere ao eixo Libertar o Potencial, acelerar o Crescimento, José Henriques destacou “a criação de um grupo de trabalho para fomentar a captação de investimento empresarial ou a criação de um terminal ferroviário de mercadorias”, focando-se ainda na “retenção e atração de talento jovem, e como tal ter presença ativa em feiras de emprego jovem e restruturar o Centro de Empresas Inovadoras (CEI), para que seja uma real incubadora de start-up e de empresas ou a promoção da construção e instalação de edifícios de escritórios de qualidade. Queremos também criar o Centro de Inovação e Tecnologia, em parceria com o CEI, com laboratórios de desenvolvimento e investigação, salas de coworking, criação do manual do investidor, entre outras medidas”. A isto acrescentou “o objetivo de criar condições para que se criem 500 empregos qualificados em Castelo Branco”.
Já no eixo Viver Melhor em Castelo Branco, está definido “reabilitar a Zona de Lazer de Castelo Branco e a Lagoa. Queremos criar o programa Sombra para todos, que promove a criação de mais espaços verdes no Concelho e a criação de abrigos climáticos. Queremos reabilitar as habitações municipais e promover a sua cedência a quem as queira recuperar, para que depois possam entrar nos mercados de arrendamento acessível ou imobiliário. Queremos incentivar a criação de hospitais privados em Castelo Branco para melhorar o acesso de todos à saúde, queremos modernizar o equipamento e meios das forças de segurança, queremos promover a acessibilidade em todos os espaços públicos e queremos também aumentar, através de investimento privado, o número de vagas em creches e Pré-Escolar, bem como estudar a viabilidade da criação de uma creche aberta 24 por dia nos sete dias da semana, para pais que trabalhem por turnos ou tenham horários desfasados do habitual”.
A modernização da autarquia é o terceiro eixo, para se alcançar “uma autarquia eficiente, moderna e transparente. Nesse sentido, propomos entre outras medidas a criação do gestor pessoal do cidadão, promover a iluminação pública inteligente, q criação da AlbiApp, uma aplicação que congregue todas as existentes e que permita ao cidadão o acesso fácil e digital a todas as interações com a Câmara. Queremos também digitalizar todos os processos burocráticos da Câmara, respeitando o dinheiro dos Albicastrenses”.
Com o eixo Concelho Coeso, comunidades ligadas, José Henriques defende que “é para nós fundamental que as freguesias sejam vistas como fundamentais e, como tal, pretendemos criar o Regulamento Municipal de Apoio às Freguesias”, ao que acrescenta “o incentivar a criação de postos de carregamento de veículos elétricos pelas freguesias, restruturar toda a mobilidade pública no Concelho e promover a criação de um programa para a gestão e limpeza de caminhos públicos, para prevenção de incêndios e gestão do território”.
Quanto ao quinto eixo, Orgulho de Viver em Castelo Branco, as medidas incluem “o programa Reabilitar para Reviver, para a reabilitação da Zona Histórica de Castelo Branco; apoio às rendas para negócios nessa mesma zona; o agravamento de IMI para imóveis devolutos ou desocupados, ou a construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Zona Histórica, junto à Junta de Freguesia”. Medidas que contemplam também “um Orçamento Participativo Municipal, dinamizar a cultura local através de maior integração nas atividades de enriquecimento curricular e promover o bem-estar animal, incluindo ações de sensibilização para a eliminação gradual de animais acorrentados e do abandono animal no Concelho de Castelo Branco”.
Na corrida à Câmara José Henriques tem a acompanhá-lo Sara Brito Filipe, Nuno Belo, Rita Pereira, Filipe Lourenço, Vasco Antunes e Joana Romão.
Para a Assembleia Municipal o cabeça de lista é Pedro Roque.
A iniciativa contou igualmente com a apresentação dos candidatos a 11 juntas e uniões de freguesia, com José Henriques a referir-se-lhe como “uma equipa de 11 magníficos, um 11 fantástico”, aos quais fez questão de agradecer “pelo arrojo, pela valentia e pela enorme coragem de aqui estarem e de embarcarem nesta aventura connosco”.
Os candidatos às juntas de freguesia são Ana Poças Gonçalves, em Castelo Branco; Mafalda Capinha, nos Escalos de Baixo; Diogo Ferreira, na Lardosa; Guilherme Antunes, na Mata; Rita Filipe, em Salgueiro do Campo; Cristiano Ferreira, em Santo André das Tojeiras; Telmo Roque, nas Sarzedas; César Bento, no Sobral do Campo; Ana Ferreira, em Tinalhas; Miguel Esteves Pires, na União das Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo; e João Ascensão, na União das Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde.
António Tavares