UMA INICIATIVA DA CÂMARA
Sessão solene marca abertura do ano letivo
O Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, foi, na passada quinta-feira, 11 de setembro, o cenário escolhido para a sessão solene de abertura do ano letivo 2025/2026. Uma cerimónia que se realiza anualmente e que conta com a presença dos professores que lecionam no Concelho de Castelo Branco.
Na sessão, a vereadora Patrícia Coelho, da Câmara de Castelo Branco, começou por realçar que “o início de um novo ano marca um ciclo escolar e é sempre um momento de renovação, transformação de objetivos, expectativas e sonhos”.
Patrícia Coelho aproveitou depois para fazer um balanço do mandato na área da Educação, adiantando que “tivemos a oportunidade de concretizar um conjunto de projetos estruturantes para a nossa comunidade educativa, sempre com o objetivo de apoiar os professores, as famílias e, sobretudo, os alunos. Quero, por isso, partilhar convosco o balanço das atividades que foram desenvolvidas. Destaco a constituição e o fortalecimento dos serviços educativos ao longo do mandato, oferecendo às famílias uma resposta àquilo que é a educação, apoio social e bem-estar, garantindo que todos os alunos e famílias têm acesso a respostas adequadas e diversificadas”.
Para a vereadora “têm na sua base uma equipa forte e estruturante para o bom desenvolvimento das atividades dentro da escola e fora do horário educativo” e acrescentou que “são atividades que pretendem que a criança se desenvolva, brinque e adquira conhecimentos de forma livre”.
Sublinhou também que “investimos fortemente no alargamento da oferta escolar, proporcionando às nossas crianças experiências únicas e diversificadas. Foram implementadas atividades como dança, música, natação, informática, ATL, campos de férias, bem como o projeto Guardiões da Floresta em parceria com o IPDJ”.
Destacou, no entanto, que “um dos marcos mais relevantes deste mandato foi a conclusão e aprovação da Carta Educativa de Castelo Branco. Este documento estratégico, agora acessível a todos no site do município, define as prioridades e orientações para o futuro da nossa rede escolar, garantindo uma gestão equilibrada, sustentável e ajustada às necessidades reais da comunidade escolar”.
Avançou depois que “no apoio às famílias, procuramos estar presentes em momentos decisivos, assegurando o pagamento das refeições e creches, conscientes de que uma comunidade só cresce de forma justa e equilibrada quando todos têm os mesmos direitos e acessos” e teve em consideração que “a educação também se faz de celebração, de convívio e de partilha. Por isso, realizámos com vocês (professores) as atividades anuais que marcam o calendário escolar. Natal, Dia da Mãe, Dia do Pai, Carnaval, Halloween, entre muitas outras atividades”.
A sessão deste ano teve como orador convidado Eduardo Sá, psicólogo clínico e psicanalista, professor da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa e autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática.
António Tavares